Controle Interno, Deficiências e Limitações

1
220

QUESTÃO CERTA: O controle interno, ainda que seja considerado satisfatório, pode apresentar limitações, caso em que o auditor externo deve executar procedimentos mínimos de auditoria. Entre essas limitações, está: a falta de instrução suficiente aos servidores quanto às normas internas.

O sistema de controle interno pode ser passível de falhas e erros provocados pela não – compreensão plena dos procedimentos ou por fraudes com intuito de causar prejuízos à entidade.

Crepaldi (2000, p. 213) registra que as principais limitações do controle interno são quanto “a conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa, instrução inadequada dos funcionários com relação às normas internas e negligência dos funcionários na execução de suas tarefas diárias”.

Deficiências e limitações do C.I.

  • Baixo nível de interesse da administração em estruturar o C.I. de modo a cumprir satisfatoriamente suas atribuições constitucionais e legais;
    • Baixo nível de interesse no processo de educação continuada, por meio da participação em cursos de qualificação, especialização, seminários etc.;
    • Advertisement
    • A falta de instrução suficiente aos servidores quanto às normas internas.
    • Dificuldades para detectar conluio de servidores nas fraudes e irregularidades;
    • Desatenção e negligência dos servidores na execução das tarefas diárias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui