Comunicação Organizacional Características e Objetivos

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Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

– Comunicação Organizacional:

• Emissor: Quem emite a mensagem para a outra parte;

• Codificação: Processo de transformar o pensamento em forma simbólica;

• Mensagem: Conjunto de símbolos que o emissor transmite;

• Mídia ou Canal: Canais de comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor;

• Decodificação: Processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor;

• Receptor: Parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte;

• Resposta: Reações do receptor após ter sido exposto à mensagem;

• Feedback: Parte da resposta do receptor que retorna ao emissor;

• Ruído: Distorção ou estática não planejada durante o processo de comunicação, que resulta em uma mensagem chegando ao receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor.

  • Percepção Seletiva: É a tendência do indivíduo de compreender, interpretar e analisar as informações de acordo com as suas experiências, vivências, conhecimentos, interesses e complexos. (Barreira pessoal)
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QUESTÃO CERTA: O discurso do gestor organizacional molda a realidade dos empregados e influencia seu sentimento de pertencimento à organização.

As principais funções da comunicação organizacional são de:

• Estabelecer a reputação da empresa de forma externa e interna;
• Influenciar atitudes e preferências;
• Gerar consentimento;
• Modificar e adaptar o comportamento das pessoas às normas traçadas;
• Racionalizar e melhorar o fluxo de comunicação interna e o clima organizacional;
• Integrar os colaboradores para que sejam comprometidos com os objetivos da organização.