Comunicação e Volume Excessivo de Informação

0
172

Última Atualização 31 de dezembro de 2021

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação.

Excesso de informação (sobrecarga): é tudo que acaba por causar saturação de informações no receptor: proliferação de papéis administrativos e institucionais; reuniões desnecessárias e inúteis; número crescente de novos meios impressos, eletrônicos e telemáticos etc.

Informações incompletas (distorções e omissões): são encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas etc.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: A maioria dos conflitos relacionados às falhas de comunicação entre uma organização e seu público é provocada pela pouca ou total ausência de informações: quanto maior for a quantidade de informações, melhor será a comunicação.

Um grande número de informações, mesmo que verídicas, pode se torna um ruído na comunicação, por isso é recomendado informa apenas o necessário.

CEBRASPE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Conforme as leis da informação, de quanto mais informações o escrivão dispuser, independentemente de terem sido filtradas, melhor será o desempenho de suas atribuições.

Advertisement

Moody e Walsh (1999) definem a informação como um ativo da organização e fazem relação a algumas leis em que definem o comportamento da informação como um bem econômico.

1- A informação deve ser compartilhada

2- O valor da informação aumenta com o uso

3- A informação é perecível

4- O valor da informação aumenta com a precisão

5- O valor da informação aumenta com a combinação de informações

6- Mais informação não é necessariamente melhor

7- A informação se multiplica