CEBRASPE (2016):
QUESTÃO CERTA: Volume excessivo de informações nos canais de comunicação acarreta sobrecarga, o que pode ocasionar omissão e distorção no processo de comunicação.
Excesso de informação (sobrecarga): é tudo que acaba por causar saturação de informações no receptor: proliferação de papéis administrativos e institucionais; reuniões desnecessárias e inúteis; número crescente de novos meios impressos, eletrônicos e telemáticos etc.
Informações incompletas (distorções e omissões): são encontradas nas informações fragmentadas, distorcidas ou sujeitas a dúvidas, nas informações não transmitidas ou sonegadas etc.
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO ERRADA: A maioria dos conflitos relacionados às falhas de comunicação entre uma organização e seu público é provocada pela pouca ou total ausência de informações: quanto maior for a quantidade de informações, melhor será a comunicação.
Um grande número de informações, mesmo que verídicas, pode se torna um ruído na comunicação, por isso é recomendado informa apenas o necessário.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO ERRADA: Conforme as leis da informação, de quanto mais informações o escrivão dispuser, independentemente de terem sido filtradas, melhor será o desempenho de suas atribuições.
Moody e Walsh (1999) definem a informação como um ativo da organização e fazem relação a algumas leis em que definem o comportamento da informação como um bem econômico.
1- A informação deve ser compartilhada
2- O valor da informação aumenta com o uso
3- A informação é perecível
4- O valor da informação aumenta com a precisão
5- O valor da informação aumenta com a combinação de informações
6- Mais informação não é necessariamente melhor
7- A informação se multiplica