Última Atualização 14 de janeiro de 2021
A taxonomia existente na literatura aponta mais de uma dezena de formas e critérios de classificação de indicadores.
Selecionamos as mais recorrentes:
(1) Natureza do Indicador (econômicos, sociais e ambientais etc)
(2) Área Temática (educação, saúde, mercado de trabalho, etc)
(3) Complexidade (analíticos e sintéticos);
(4) Objetividade (objetivos e subjetivos)
(5) Gestão do Fluxo de Implementação de Programas (insumo, processo, produto, resultado e impacto)
(6) Avaliação de Desempenho (economicidade, eficiência, eficácia e efetividade)
QUESTÃO CERTA: Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), calculado a partir da média geométrica de indicadores como expectativa de vida ao nascer, anos médios de estudo, anos esperados de escolaridade e produto interno bruto per capita, são considerados indicadores: sintéticos.
Partindo-se da teoria tem-se que indicador sintético é aquele que resume vários outros indic adores; com isso, a questão vem com “Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), (bla bla bla), são considerados indicadores: ” e veja que ela explica que esse indicador utiliza outros indicadores como parâmetro. Portanto, a resposta não poderia ser diferente. ´
“Premidos, por um lado, pela necessidade de atender às demandas de informação para formulação de políticas e tomada de decisões nas esferas públicas, e inspirados, por outro, pelo sucesso “mercadológico” do IDH e IDH-M, diversas instituições de pesquisa e grupo de pesquisadores empreenderam esforços para desenvolvimento de medidas-resumo da situação social – os Indicadores Sintéticos ou Índices sociais.”