Classificação das Competências

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QUESTÃO CERTA: A concepção de gestão por competências pressupõe a focalização prioritária nas competências essenciais.

Classificação das competências

— Quanto ao tipo: essenciais, funcionais, de gestão, organizacionais e individuais.

— Quanto à natureza: Técnicas e gerenciais.

— Quanto à singularidade: Segundo Nisembaum (2000), podem ser classificadas como:

BÁSICAS: atributos necessários ao funcionamento da organização, porém não distintivas na relação com a concorrência.

ESSENCIAIS: atributos de caráter distintivo, que diferenciam a organização das demais organizações.

— Quanto à relevância no contexto organizacional: emergentes, declinantes, estáveis e transitórias.

Lembrando que Chiavenato ensina que as competências seguem a seguinte ORDEM HIERÁRQUICA: 1. Essenciais; 2. Funcionais; 3.Gerenciais; e 4. Individuais.

Logo, como a questão pede o foco prioritário, a resposta é a primeira na ordem hierárquica estabelecida por Chiavenato

QUESTÃO CERTA: Quando Prahalad e Hamel (1990) criam o conceito “competências essenciais das organizações”, vinculam essa formulação ao desenvolvimento de recursos intangíveis organizacionais, entre outras coisas. As competências essenciais são definidas como: o aprendizado coletivo na organização, especialmente em como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar as múltiplas facetas da tecnologia.

De acordo com Prahalad e Hamel (1995), para que uma competência seja considerada essencial deve passar por três testes:

– Capacidade de expansão para novos mercados: Uma competência essencial deve abrir as portas para a empresa de maneira a prover acesso a diferentes mercados; oferecendo não somente suporte para produtos e serviços, mas desenvolvendo novas oportunidades;

– Percepção do valor pelos clientes: Uma competência essencial deve proporcionar a empresa agregar valor de maneira concisa e diferenciada a seus clientes de modo a oferecer-lhes reais benefícios;

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– Difícil imitação: Uma competência essencial deve diferenciar a empresa de seus concorrentes ou competidores. Dessa forma, precisa ser algo percebido pelo mercado como específico da marca, do produto ou da própria empresa e, portanto, ser extremamente difícil de imitar.

QUESTÃO CERTA: G. Hamel e C. K. Prahalad afirmam que uma organização, entre outras características, tem que ser orientada sob a perspectiva conhecida por “competências essenciais”. Para esses autores, uma competência essencial determina claramente: o foco.

QUESTÃO CERTA: As competências essenciais referem‐se à capacidade da organização de se tornar eficaz e alcançar seus objetivos organizacionais.

As competências essenciais são o diferencial da organização, o que a diferencia dos demais concorrentes e torna possível obter uma fonte de vantagem competitiva.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO ERRADA: As competências gerenciais desenvolvem-se por meio de experiência profissional e da educação formal. As competências importantes para o desempenho de tarefas gerenciais compõem categorias estanques entre si.

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