Última Atualização 8 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Excelência em gestão pública pressupõe atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários de serviços públicos.
QUESTÃO CERTA: O pressuposto central da excelência no serviço público é a atenção prioritária ao cidadão e à sociedade na condição de usuários de serviços públicos.
Integram a base de sustentação do Modelo de Excelência em Gestão Pública, os fundamentos apresentados a seguir:
– Pensamento Sistêmico
– Aprendizado Organizacional
– Cultura da Inovação
– Liderança e Constância de propósitos
– Orientação por processos e informações
– Visão de Futuro – Geração de valor
– Comprometimento com as pessoas
– Desenvolvimento de Parcerias
– Responsabilidade Social – Controle Social
– Gestão Participativa
– Foco no cidadão e na sociedade: direcionamento das ações públicas para atender, regular e continuamente, as necessidades dos cidadãos e da sociedade, na condição de sujeitos de direitos, beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação decorrente do poder do Estado, exercido pelas organizações públicas.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Ao ter a sua primeira edição elaborada em 2005, o “Modelo de Excelência em Gestão Pública” visava guiar a administração pública brasileira para uma gestão focada em resultados e orientada para: o cidadão.
QUESTÃO CERTA: As avaliações de opinião do público são imprescindíveis para se saber se os serviços estão satisfazendo os usuários.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Com base no “Modelo de Excelência em Gestão Pública”, a concepção de que a administração deve ser transparente e dar publicidade aos seus atos está suportada pela ideia de: controle social.