Centro de custos – o que é

0
979

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: A departamentalização auxilia na alocação racional de custos aos produtos, mas exige que seus diversos componentes estejam adequadamente conceituados e mensurados. Para a contabilidade de custos, um desses componentes é a unidade mínima de acumulação de custos indiretos, conceito que define: os centros de custos.

De acordo com Crepaldi (2018) ” O centro de custos é, portanto, uma unidade mínima de acumulação de custos, embora não seja necessariamente uma unidade administrativa, isso só ocorrendo quando ele coincide com o próprio departamento. É a menor fração de atividade ou área de responsabilidade para a qual é realizada a acumulação de custos”

O centro de custos é a menor unidade acumuladora de custos indiretos.

Advertisement
 Um departamento pode ser subdividido em um ou mais centro de custos. A departamentalização é a divisão da empresa em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Dependendo da nomenclatura utilizada nas empresas, essas áreas poderão ser chamadas de departamentos, setores, centros, ilhas, seção, outras. Departamento é uma unidade operacional representada por um conjunto de recursos humanos e de capital, de características semelhantes, desenvolvendo atividades homogêneas dentro da mesma área. 

Numa indústria, por exemplo, existem departamentos produtivos (como montagem) e auxiliares (como manutenção).

Como exemplos de departamentos de produção:  

– Fundição

– Controle de Qualidade

– Pintura