Características da Burocracia

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 BUROCRACIA:

  • CARACTERÍSTICAS:
  • Caráter legal das normas;
  • Caráter formal das comunicações;
  • Divisão do trabalho;
  • Impessoalidade do relacionamento;
  • Hierarquização da autoridade;
  • Rotinas e procedimentos;
  • Competência técnica e mérito;(meritocracia )
  • Especialização da administração;
  • Profissionalização;
  • Previsibilidade no funcionamento.

DISFUNÇÕES:

  • Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;
  • Excesso de formalismo e papelório;
  • Resistência a mudanças;
  • Despersonalização do relacionamento;
  • Categorização do processo decisório;
  • Superconformidade às rotinas e procedimentos;
  • Exibição de sinais de autoridade;
  • Dificuldades com clientes;
  • Consequência indesejável: imprevisibilidade do funcionamento.

QUESTÃO ERRADA: Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: A profissionalização do serviço público deve ser fundamentada na rigidez típica das carreiras burocráticas.

“É preciso garantir a profissionalização sem a correspondente rigidez da burocracia.”

Fonte: PDRAE, pág. 40.

QUESTÃO CERTA: Em relação às características básicas que traduzem o caráter racional da burocracia, é correto afirmar que esta é constituída por sistemas sociais formais, impessoais e dirigidos por administradores profissionais, que tendem a controlá-los cada vez mais completamente.

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FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: É possível identificar três modelos na administração pública brasileira: patrimonialista, burocrático e gerencial. A ideia de profissionalização, carreiras estruturadas, hierarquia funcional e impessoalidade são características do (s) modelo (s): burocrático.