Última Atualização 29 de dezembro de 2021
Para quem estuda Administração, em se tratando da gestão total da qualidade, é crucial saber quais são as características dessa filosofia de gestão ou modelo – conhecida por sua sigla TQM (Total Quality Management- do inglês). Para isso, vou pegar tópicos de uma questão do Instituto Federal de Santa Catarina (cobrada em 2019). Vamos às características da TQM?
CARECTERÍSTICAS DA TQM:
- O controle é fixado em função do planejamento e visa confrontar a qualidade obtida com a qualidade corrigida;
- O projeto de produto e serviços é estruturado com base em necessidades de clientes e consumidores;
- O planejamento estratégico deve priorizar a eliminação de fontes de inadequação do processo ao uso e reduzir os custos de produção.
- A qualidade é determinada pelos clientes.
Questão do IF-SC (2019):
QUESTÃO CERTA: A Nova Gestão da Qualidade, ou TQM (Total Quality Management), incorpora o envolvimento de todos os elementos da organização no esforço contínuo de adequar o produto ao uso, a partir das atividades individuais de cada um no processo produtivo ou em qualquer área da empresa. Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da TQM: A qualidade é construída pela reparação dos defeitos, em ações de resultados obtidos no curto prazo.
Uma questão de 2007 da CEBRASPE:
QUESTÃO CERTA: Uma das características do controle total de qualidade é que dele não se exclui nada nem ninguém; ao contrário, amplia- se a empresa e envolve-se toda a organização, o que acaba por atingir fornecedores e clientes.
“Na Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista como fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com os fornecedores e clientes. Entretanto, não devemos satisfazer somente os clientes externos (consumidores), mas também os internos, ou seja, os colaboradores internos que dependem de nosso trabalho”.
Fonte: Rodrigo Rennó (2013) — Administração Geral para Concursos.
Uma questão de 2017 da CEBRASPE:
QUESTÃO CERTA: Segundo os teóricos adeptos da gestão da qualidade total (TQM), essa modalidade de gestão deve, necessariamente, contar com o desenvolvimento de planejamento estratégico da qualidade.
Como vimos mais acima “o controle é fixado em função do planejamento”. Logo, questão correta.
Uma questão da CEBRASPE de 2019:
QUESTÃO CERTA: Para ser posta em prática na empresa, a gestão da qualidade deve adotar etapas de planejamento, controle, melhoria e, também, de garantia, estágio que estabelece atividades sistematizadas para assegurar que sejam atendidos os requisitos dos produtos e serviços.
Lembrar sempre, caro (a) caderneiro (s): atender requisitos dos produtos e serviços significa que “qualidade é determinada pelos clientes”. Quer um exemplo? Quem gosta de batata fria do McDonalds’? Resposta: praticamente nenhum cliente. Aquele vapor saindo delas é praticamente um requisito do produto ‘batata’.
Uma questão de 2016 da CEBRASPE:
QUESTÃO CERTA: No processo de garantia da qualidade total, é necessário que a auditoria dos sistemas de qualidade englobe, além do processo produtivo da própria organização, os seus fornecedores de materiais.
Na Gestão da Qualidade Total, a qualidade é vista com fator principal no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Assim, a gestão da qualidade deve englobar todos os aspectos da organização, inclusive as relações com os fornecedores e clientes.
Fonte: Administração geral para concursos, Rodrigo Rennó, pág. 267.
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: O processo de auditoria do sistema de qualidade realizado pelos compradores em seus fornecedores constitui uma técnica da escola da qualidade total.
A gestão da qualidade total é o gerenciamento de todos os elementos, internos e externos à empresa, relacionados a ela, para avaliar o grau de eficiência e eficácia. Abrange de forma sistêmica a gestão do processo produtivo e a gestão organizacional.
Uma questão da Quadrix (2018):
QUESTÃO ERRADA: A implantação do programa de qualidade total pressupõe a realização de acréscimos de valor totais de uma só vez em todo o seu processo.
Qualidade total tem tudo a ver com os seguintes termos: PDCA, Deming (americano), Japão, melhoria contínua. Aqui era importante você lembrar da máxima de que esse modelo preza pela melhoria contínua, isto é, acréscimos paulatinos. Lembre-se, portanto:
Gestão da Qualidade Total –> Melhoria Contínua –> Acréscimos Contínuos de Valor (não é em uma paulada só).
Quase finalizando com uma questão de 2010 da CEBRASPE:
QUESTÃO CERTA: O controle por processos, o cliente como processo e a orientação por prioridades são alguns dos princípios da qualidade total.
Alguns dos itens que formam o conceito de Gestão da Qualidade Total:
- Orientação pelo Cliente
- Qualidade em Primeiro Lugar
- Ação Orientada por Prioridades
- Ação Orientada por Fatos e Dados
- Controle de Processos
- Controle da Dispersão
- Próximo Processo É Seu Cliente
- Controle a Montante (anterior ao processo e não a jusante – posterior)
- Ação de Bloqueio
- Respeito pelo Empregado como Ser Humano
- Comprometimento da Alta Direção
Fonte: http://www.cin.ufpe.br/~processos/TAES3/slides-2003.2/TQC-Caps1a4.ppt
Agora sim, finalizamos o estudo. Com uma questão de 2013 da CEBRASPE:
QUESTÃO ERRADA: A moderna concepção de qualidade responsabiliza o departamento de qualidade como a unidade central para definir políticas e assegurar os padrões de aceitabilidade dos produtos.
Negativo. A moderna concepção de qualidade responsabiliza TODOS pela a qualidade.
QUESTÃO CERTA: Entre os princípios associados à qualidade total destaca-se a eliminação de barreiras hierárquicas e departamentais.