Capacitadores conhecimento organizacional

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Existem 5 capacitadores do conhecimento organizacional que possibilitam a espiral do conhecimento

1. Intenção: direciona a espiral do conhecimento para a meta e visão organizacional

2. Autonomia: o profissional que atua de forma autônoma aumenta o nível de criação na empresa

3. Flutuação e Caos criativo: problemas inesperados (algumas vezes articulados pela alta gerencia como aumento das metas) que geram a criação e a inovação do conhecimento;

4. Redundância: diz do compartilhamento criado por indivíduos da empresa serem incorporados como conhecimento tácito por outros indivíduo

5.Variedade de Requisito: refere-se à possibilidade de utilizar o conhecimento já criado pela empresa para responder às flutuações externas

(A questão trocou a definição de autonomia com o de flutuação e caos) 

QUESTÃO CERTA: Assinale a assertiva que contenha três condições para que a organização cumpra seu papel no processo de criação do conhecimento organizacional: Intenção/autonomia/redundância.

QUESTÃO ERRADA: A promoção da espiral do conhecimento pela flutuação e caos criativo fundamenta-se na premissa de que os membros da organização têm permissão para atuar de forma autônoma, de modo a possibilitar novas oportunidades para a organização.

A questão trocou a definição de autonomia com o de flutuação e caos.

QUESTÃO CERTA: O papel da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é promover o contexto apropriado para facilitar as atividades de grupo, assim como a criação e o acúmulo de conhecimento em nível individual. Nonaka e Takeuchi defendem as cinco condições exigidas no nível organizacional para promover a espiral do conhecimento. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta acerca da condição flutuação e caos criativo: Corresponde à decomposição de rotinas, hábitos ou estruturas organizacionais que gera a oportunidade de questionar a validade das atitudes dos funcionários. Esse processo contínuo de questionamento e de reconsideração das premissas existentes favorece a criação do conhecimento organizacional.

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Essa é a terceira condição para a criação do conhecimento e diz respeito à flutuação e ao caos criativo, que estimulam a interação entre a organização e o ambiente externo. A flutuação é diferente da desordem total e caracteriza-se pela existência de um padrão difícil de prever inicialmente.

Se as organizações adotam uma atitude aberta em relação aos sinais ambientais, podem explorar a ambiguidade, a redundância ou os ruídos desses sinais para aprimorarem seu próprio sistema de conhecimento. Quando a flutuação é introduzida em uma organização, seus membros enfrentam um “colapso” de rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas.

Um colapso refere-se a uma interrupção de nosso estado de ser habitual e confortável. Um colapso demanda que voltemos nossa atenção para o diálogo como meio de interação social, ajudando-nos, pois, a criar novos conceitos. É comum uma flutuação ambiental precipitar um colapso dentro da organização, a partir do qual é possível criar o novo conhecimento. Alguns chamaram esse fenômeno de criação da “ordem a partir do ruído” ou “ordem a partir do caos”