Aprendizagem Organizacional, Peter Senge e Disciplinas

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QUESTÃO CERTA: A aprendizagem organizacional pode ser capacitada por disciplinas tais como o domínio pessoal, os modelos mentais a visão compartilhada, a aprendizagem em equipe e o pensamento sistêmico.

QUESTÃO CERTA: A obra mais importante e mais referenciada quando se trata de Aprendizagem Organizacional é a 5ª Disciplina, de Peter Senge, na qual o autor faz uma caminhada por cinco temas que são fundamentais para se chegar a uma organização do aprendizado. Nessa caminhada, passa por vários degraus até chegar à quinta disciplina, que é o pensamento sistêmico. Um desses degraus é o que permite ao indivíduo, por meio do autoconhecimento, ter condições de aprofundar seus objetivos, concentrando esforços e passando, consequentemente, a ver a realidade de forma objetiva. O nome dessa disciplina é: Domínio Pessoal.

QUESTÃO CERTA: O conceito de learning organization foi desenvolvido por Chris Argyris e popularizado por Peter Senge na obra “A Quinta Disciplina”, na década de 1990, que passou a ser reconhecida como uma das bases teóricas no desenvolvimento do conceito. A quinta disciplina é a que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que sejam vistas isoladamente. A quinta disciplina é: Pensamento ou Raciocínio Sistêmico.

Senge (apud BEMFICA e BORGES: 1999) considera a capacidade de adaptação um dos passos do processo de aprendizagem, sendo, além disso, necessário existir, por parte da empresa, desejo de criar e de ser produtiva.

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O foco está na aprendizagem individual dentro da organização e, conforme o autor, haveria cinco disciplinas fundamentais para a constituição de organizações capazes de aprender generativa e adaptativamente:

• Domínio pessoal: entendido como a capacidade de os indivíduos da organização esclarecerem e buscarem a efetivação de suas aspirações pessoais; possibilita esclarecer a visão pessoal e o significado e importância do aprendizado para cada funcionário.

• Modelos mentais: identificados como as ideias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam a visão de mundo e os comportamentos pessoais.

• Objetivo comum: considerado como a busca de imagens do futuro que promoveriam o engajamento dos membros da organização.

• Aprendizado em grupo: considerado como decorrente da capacidade de reconhecer os padrões de interação entre integrantes de um grupo capazes de favorecer ou dificultar o desempenho conjunto.

• Raciocínio sistêmico: definido como a estrutura conceitual, cujo objetivo seria tornar clara a visão de conjunto, a partir da qual as alterações necessárias à melhoria da organização seriam identificadas.

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