Cálculo dos Custos Indiretos Por Absorção

0
1617

Última Atualização 29 de março de 2021

QUESTÃO CERTA: A tabela a seguir apresenta a relação de receitas, custos e despesas de uma sociedade industrial que produz determinado produto. A partir dos dados apresentados nessa tabela, assinale a opção correta, a respeito do custeio por absorção: Os custos indiretos de fabricação da sociedade totalizaram R$ 147.500.

Custeio por absorção “consiste em considerar como Custo de Fabricação (ou de Produção) todos os custos incorridos no processo de Fabricação do período, sejam eles Diretos (Variáveis) ou Indiretos (Fixos) ” e que

Despesa” é um “Bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas “e

“Custos” é o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Sabe –se também que:

Custo indireto são aqueles que não podem ser diretamente apropriados aos produtos. A sua alocação é feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária. Exemplo:  Aluguel da fábrica, supervisão, chefia, Mão de obra indireta, Salário dos vigilantes da Fábrica, Energia Elétrica da Fábrica etc.

Outros custos indiretos: São os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação de máquina, seguros, manutenção de equipamentos, etc.*Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

Custo Direto são aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de produto/serviço, no momento de sua ocorrência, de forma objetiva e direta.

Advertisement

– Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. – Ex: Matérias-primas, Mão-de-obra direta, embalagens, Salário dos operadores de produção, embalagem utilizada na produção.

Despesa é o bem ou serviço consumido diretamente ou indiretamente para a obtenção de receitas. São exemplo: Energia elétrica do escritório de vendas, salário da secretaria do escritório de venda, imposto sobre vendas, depreciação do veículo de entrega.

Quanto ao comentário do Márcio Kleber, a teoria classifica a supervisão da fábrica como Custo Indireto, logo, acredito que a classificação do Renato esteja perfeita, Salário dos vigilantes da fábrica = Custo Indireto, pois se não houver supervisão ameaçará a existência do setor de produção.

mão de obra indireta 104.000 CIF

salário dos operadores de produção 150.000 Custo direto

energia elétrica do escritório de vendas 6.000 Despesa

salário dos vigilantes da fábrica 27.000 CIF

embalagem utilizada na produção 2.000 Custo direto

salário da secretaria do escritório de vendas 2.500 Despesa

matéria-prima utilizada na produção 47.000 Custo direto

aluguel da fábrica 12.500 CIF

receita de vendas 1.020.000 Receita

impostos sobre vendas 180.000 Despesa

energia elétrica da fábrica 4.000 CIF

depreciação de veículos de entrega 6.000 Despesa

104000+27000+12500+4000=147500