Caixa Mínimo Operacional Baumol e Miller-Orr

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Última Atualização 8 de fevereiro de 2022

Modelo do caixa mínimo operacional: Nesse modelo, a falta de sincronização entre as entradas e saídas de recursos financeiros é financiada por uma reserva, que deve apresentar-se suficiente para processar pagamentos quando as entradas esperadas (recebimentos) não se realizarem.

Modelo de Baumol: O modelo supõe que as entradas e saídas de caixa podem ser previstas com precisão, ao mesmo tempo em que uma carteira de títulos negociáveis atua como um reservatório para suprir os saldos de caixa transacionais.

Model de Miller-Orr: O modelo considera que o caixa é imprevisível e, assim, o fluxo líquido de caixa pode ser igual ao valor esperado ou algum valor superior ou inferior, previamente calculado e determinado.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Relacione os modelos de administração de caixa às suas respectivas características. 1. Modelo do caixa mínimo operacional. 2. Modelo de Baumol. 3. Model de Miller-Orr.

(3) O modelo considera que o caixa é imprevisível e, assim, o fluxo líquido de caixa pode ser igual ao valor esperado ou algum valor superior ou inferior, previamente calculado e determinado.

(2) O modelo supõe que as entradas e saídas de caixa podem ser previstas com precisão, ao mesmo tempo em que uma carteira de títulos negociáveis atua como um reservatório para suprir os saldos de caixa transacionais.

(1) Nesse modelo, a falta de sincronização entre as entradas e saídas de recursos financeiros é financiada por uma reserva, que deve apresentar-se suficiente para processar pagamentos quando as entradas esperadas (recebimentos) não se realizarem.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada: 3 – 2 – 1.

QUESTÃO CERTA: “É definido como aquele em que tanto os concorrentes efetivos como os potenciais têm acesso às mesmas tecnologias e consumidores, e no qual não existem barreiras à entrada e nem custos de saída. Um entrante potencial que deseje estabelecer-se terá acesso à demanda de mercado, a partir da tecnologia que está sendo utilizada, em igualdade de condições com as firmas já estabelecidas. A entrada, além de livre, é totalmente reversível e sem ônus.” O enunciado apresentado refere-se ao: mercado contestável.

QUESTÃO CERTA: Um mercado com apenas dois ofertantes que seja contestável com base nos pressupostos de Baumol tem, apesar do pequeno número e grande tamanho das firmas, eficiência e preço de equilíbrio iguais aos do mercado sob concorrência perfeita.

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Um mercado contestável é aquele em que há concentração de ofertantes (oligopólio e monopólio), mas no qual há uma grande e real ameaça externa. Nesse caso, é possível que os custos e os preços tendam ao patamar de mercado perfeito, sem que haja desestabilização do mercado concentrado. Em outras palavras, é um tipo de monopólio ou oligopólio que tende ao preço e custo de equilíbrio perfeito, mas não deixa de ser oligopolizado ou monopolizado. Inclusive, esse é um tipo de monopólio que pode atingir ótimo de Pareto. Lembre-se, apenas por conta de uma ameaça externa.

QUESTÃO CERTA: Considere as seguintes situações:

I. Existência de barreiras à saída.

II. Inexistência de restrições institucionais e de barreiras de entrada.

III. Tempo para uma empresa entrante iniciar operações maior que o tempo de resposta da empresa já estabelecida.

No campo da análise concorrencial, são elementos das características que identificam um mercado contestável o que consta em: II, apenas.

O mercado é contestável quando a entrada é totalmente livre e não há custos irrecuperáveis (BAUMOL,1982:3). Custos irrecuperáveis “são aquela parte do investimento inicial que seria perdida se o investidor tivesse que sair do mercado.

Se estas condições existirem, as empresas em regra não terão poder de mercado sobre os consumidores, e nós dizemos que o mercado é contestável. De modo menos técnico, podemos dizer que o mercado contestável é aquele em que há possibilidade de entrada de novas empresas que possam competir em igualdade de condições com as empresas já existentes, sendo essa entrada lucrativa para as novas empresas. Em outras palavras, em mercados contestáveis, como o próprio nome sugere, é possível contestar as empresas já existentes, aumentando a competitividade. Assim, quando o mercado é não contestável, a competição fica prejudicada, o que torna aconselhável a regulação.