Última Atualização 13 de janeiro de 2021
Bem Normal: Efeito renda sempre positivo e reforça o efeito substituição. Pois, Se o preço baixar, o consumidor tem a sensação de estar “mais rico”, a renda aumenta e o consumo aumenta. Se o preço aumentar, a renda diminui e consumo diminui. Logo, efeito renda positivo.
Bem inferior: Efeito renda sempre negativo. Se o preço diminuir, a renda aumenta, mas como o bem é inferior, o consumo diminui. Se o preço aumentar, a renda diminui e consumo aumenta. Assim, o efeito renda será negativo.
Bens de Giffen: O efeito renda suplanta o efeito substituição. A redução do consumo provocado pelo efeito renda negativo, em valor absoluto, é maior que o consumo provocado pelo efeito substituição negativo.
O efeito substituição é sempre negativo. Pois, se o preço de x cair, o consumidor irá substituir o consumo de outros bens para consumir x. Ou seja, a variação do ES é sempre a mesma e aponta na direção contrária à variação do preço. Lembrando que o ES leva em conta as variáveis preço e consumo.
QUESTÃO ERRADA: Um consumidor possui função utilidade dada por U = u(x, y) e restrição orçamentária igual a R = pxx + pyy, em que R representa a renda do consumidor e px e py, ambos positivos, representam, respectivamente, os preços dos bens x e y. Supondo que esse consumidor se encontra em situação de equilíbrio, maximizando sua função utilidade a partir de sua restrição orçamentária, julgue os itens seguintes. Caso ocorra a elevação de px, o bem x será um bem normal somente quando o efeito substituição for superior ao efeito renda.
Para um bem normal, o efeito renda sempre reforçará o efeito substituição. Assim, os dois caminharão juntos, para a mesma direção. De forma que o fato do efeito substituição ser superior ao efeito renda não é suficiente, e nem necessário, para definirmos um bem como normal. Independente de qual efeito é superior, o que caracterizará um bem como normal é que o efeito substituição e o efeito renda seguem na mesma direção.
Se fosse um bem inferior, seguiriam em direções opostas. Se fosse um bem de Giffen, além de seguirem em direções opostas, o efeito renda suplantaria o efeito substituição.
QUESTÃO CERTA: Se um bem é dito normal, então ele não pode, de forma alguma, ser um bem de Giffen.
QUESTÃO ERRADA: Bem normal é aquele em que o aumento de sua demanda dependa do aumento da renda do consumidor.
Existem vários outros fatores que também são capazes de influenciar a demanda.
QUESTÃO CERTA: O lítio é considerado mineral estratégico para a economia mundial devido à sua utilização crescente na indústria eletroeletrônica, seja na produção de baterias automotivas, seja na telefonia móvel entre outros. Suponha que sua demanda apresenta curva negativamente inclinada enquanto a oferta apresenta curva positivamente inclinada. Com base nesse assunto, julgue os itens que se seguem. Classificando-se o lítio como um bem normal, quando seu preço sobe, a quantidade demandada cai.
De acordo com a lei da oferta e da demanda aplicada para bens normais sempre que o preço do mesmo subir a procura (demanda) por ele irá cair.
Indo um pouco além consequentemente a procura (demanda) por seu bem substituto irá aumentar.
Por exemplo, quando o preço da manteiga (bem normal) aumenta a procura por ela irá diminuir e seu bem substituto a margarina terá uma procura (demanda) maior.
Quando o preço do presunto aumenta (bem normal) a procura por ele irá diminuir e seu bem substituto a mortadela terá uma procura (demanda) maior.
Ou mesmo quando o preço do ingresso de um cinema aumenta a procura por ele irá diminuir e seu bem substituto downloads de filmes ou locação de filmes terá uma procura (demanda) maior.
É importante ressaltar que o bem substituto para mim é bem normal para você ou o bem normal para você é bem substituto para mim (é relativo o bem, mas a definição é a mesma).