Balanced Scorecard e Indicadores

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Última Atualização 16 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: O BSC é um instrumento integrado à estratégia organizacional embasado em indicadores referentes às perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento.

QUESTÃO CERTA: Um dos objetivos para a implantação do balanced scorecard em uma empresa é a criação de indicadores estratégicos nos processos organizacionais.

Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, serve como instrumento de alinhamento ENTRE o planejamento estratégico e o operacional.  Atualmente, o BSC passou a ser utilizado como uma “metodologia de gestão estratégica”, servindo, em muitos casos, como instrumento representativo da estrutura dos processos gerenciais das organizações e como ferramenta de gestão.

  • Financeira;
  • Clientes;
  • Processos Internos;
  • Aprendizagem e Crescimento.

O BSC é representado por meio de um mapa estratégico, que possuí os seguintes componentes:

– Temas estratégicos;

– Objetivos estratégicos;

– Indicadores;

– Metas;

– Iniciativas estratégicas.

O Mapa Estratégico traduz a estratégia através de um processo de criação de valor através das relações de causa e efeito entre os objetivos das quatro perspectivas do BSC – financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

QUESTÃO CERTA:Balanced Scorecard tem sido utilizado por diversas organizações públicas como um sistema de gestão estratégica de longo-prazo. Esta ferramenta evidencia que as medidas financeiras e não financeiras devem fazer parte do sistema de informações para funcionários de todos os níveis da organização, tendo o elo final do seu processo na perspectiva de aprendizado e crescimento.

QUESTÃO CERTA: As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização.

QUESTÃO ERRADA: O BSC é uma metodologia que trabalha sob três perspectivas empresariais, formando um tripé que, se bem observado, resultará no equilíbrio organizacional da empresa.

Negativo. É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio

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:

  • Financeira;
  • Clientes;
  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento.

QUESTÃO ERRADA: Os indicadores de desempenho fornecem dados para análise de processos e implementação de melhorias e, devido ao seu alto grau de complexidade, devem ser analisados isoladamente, a fim de que o direcionamento das ações seja o mais independente possível.

QUESTÃO CERTA: A utilização do BSC proporciona uma visão mais abrangente do desempenho da empresa, ao apresentar medidas financeiras e não financeiras que devem ser analisadas de forma combinada.

É sempre bom lembrar que, ao se analisar (os indicadores de desempenho) de forma ISOLADA, o gestor não poderá ter uma visão panorâmica da REAL situação da organização, ou seja, deve ser analisado de forma CONJUNTA, permitindo assim uma melhor percepção.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa, em seu processo de criação da estratégia de atuação, usou como metodologia de implementação o proposto pelo Balanced Score Card − BSC. Segundo essa perspectiva, ao criar os indicadores de desempenho organizacional, é imprescindível considerar: os aspectos financeiros e não financeiros para compor os indicadores.

QUESTÃO ERRADA: BSC (balanced score card) é uma ferramenta de apoio ao planejamento operacional, visto que seus fundamentos são balizados em um sistema de indicadores.

O erro da questão é informar que é o planejamento operacional, mas o certo é o planejamento estratégico.