Baixa bens de almoxarifado para consumo

0
200

QUESTÃO ERRADA: A utilização de material de consumo, representada pela saída do almoxarifado, representa uma variação passiva orçamentária.

VARIAÇÃO PASSIVA EXTRAORÇAMENTÁRIA, pois a utilização desse material independe do orçamento.

Será Variação Orçamentária na aquisição do material.

QUESTÃO CERTA: O sistema de informações de custos no setor público registrará a baixa de bens de almoxarifado para consumo como custos do período, independentemente das despesas de aquisição dos bens estocados.

O bem de almoxarifado adquirido fica, primeiramente, estocado. Nesse momento, ele ainda não é um custo do período. Entretanto, assim que é baixado para consumo, ele passa a fazer parte do custo.

Exemplo: Em um hospital, compram-se luvas para serem utilizadas nas cirurgias. Todavia, essas luvas só farão parte do custo de uma cirurgia quando a mesma for utilizada. Se continuar estocada não fará parte do custo.

Advertisement

Apenas complementando, para o CESPE quando falar “custos do período” é o mesmo que “despesa” (levadas para a DRE, na contabilidade societária).

Então, na contabilidade pública, quando do CONSUMO de material de consumo (ou seja, o material foi estocado e agora está sendo utilizado efetivamente) ocorre uma VPD, diminuindo o PL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui