Avaliação de impacto

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QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa correta no que se refere aos modelos de avaliação de políticas públicas, como medida de desempenho de ação de um programa no que tange o desempenho físico, tangível, mensurável, alteração de índice e desempenho subjetivo. (SILVA: 2008):Parte superior do formulário

Avaliação de impactos.

A ação do Estado no que diz respeito à educação se expressa por meio das políticas públicas que são ações emanadas de governos, trazendo consigo forte carga de interesses, necessidades, concepções e ideais político-partidários.

Para Figueiredo e Figueiredo (1986, p. 109), essas políticas possuem dois aspectos: de um lado, a geração de um produto que é “físico, tangível e mensurável”, e de outro a geração de um impacto que “tanto pode ser físico, tangível e mensurável, quanto subjetivo, alterando atitudes, comportamentos e/ou opiniões”.

Esses autores afirmam, ainda, que é esperado pelos governos, necessariamente, algum impacto quando as políticas são decididas. Nesse sentido, as políticas curriculares podem ser entendidas como ações emanadas pelo Estado (governos municipais, estaduais e federal, representados por suas secretarias de educação) que buscam definir um currículo oficial que se constitui de diretrizes, orientações, conteúdos, aprendizagens, ensino, organização dos tempos escolares, etc. Esse currículo concentra assim um alto poder de mudança, que vai além das alterações curriculares em si, e contribui na legitimação de processos.

Avaliação de processos – realizada durante a implementação do programa, diz respeito à dimensão de gestão. É uma avaliação periódica que procura detectar as dificuldades que ocorrem durante o processo para efetuar correções ou adequações. Serve de suporte para melhorar a eficiência operativa;

Avaliação de impactos ou resultados – tem objetivos mais ambiciosos, respondendo se o programa funcionou ou não. Procura verificar em que medida o programa alcança seus objetivos e quais são os seus efeitos, indagando se houve modificações na situação-problema que originou a formulação do programa, após sua implementação. Serve de suporte para decisão sobre política, como continuação do programa e formulação de outros. É a avaliação mais complexa, pois envolve o julgamento sobre hipóteses, tais como:

(1) uma solução se aplica a outras realidades, ou apenas a determinado contexto?

(2) as mudanças observadas na situação-problema se 11 devem à intervenção ou a outros fatores?

(3) as mudanças são permanentes ou temporárias, cessando com a interrupção do programa? Cotta estabelece uma diferenciação entre avaliação de resultados e avaliação de impacto: “… depende eminentemente do escopo da análise: se o objetivo é inquirir sobre os efeitos de uma intervenção sobre a clientela atendida, então, trata-se de uma avaliação de resultados; se a intenção é captar os reflexos desta mesma intervenção em contexto mais amplo, então, trata-se de uma avaliação de impacto. ” (Cotta,1998, p. 113).

QUESTÃO CERTA: Um analista de políticas públicas necessita descobrir se a solução para a situação-problema alcançada por meio de uma política pública aplica-se a outras realidades ou apenas a determinados contextos. Considerando que o analista possui as informações de antes e depois da implementação da política pública e uma grande amostra populacional, qual o tipo de avaliação mais adequado para ele? Avaliação de impactos.

QUESTÃO ERRADA: O objetivo de uma avaliação de impacto consiste na averiguação contínua do plano de execução de um programa governamental, o que inclui mudanças no plano inicial.

Se será avaliado o impacto de uma política pública, não há avaliação contínua da execução, mas sim uma avaliação do resultado dessa política. A definição acima é de avaliação de processos (contínua / simultânea).

QUESTÃO ERRADA: Ao analisar um indicador de eficiência, um consultor poderá verificar de imediato o impacto que o produto/processo causa na organização.

Negativo. Esse é indicador de efetividade (está relacionado ao impacto).

QUESTÃO ERRADA: As avaliações de impacto são consideradas tecnicamente simples, com baixo custo e abordam os efeitos de uma intervenção de curto prazo. 

A avaliação de impacto é complexa e requer a definição da situação ou grupo de referência com os quais serão comparados os efeitos do programa ou projeto. Cabe ressaltar que a avaliação de impactos, entre todas, é a mais complexa e difícil de ser realizada e, portanto, os estudos de avaliação de impacto são os menos encontrados no campo da avaliação. Ela necessita de indicadores da situação ex-ante, ou seja, de um bom diagnóstico inicial, com o qual o impacto será comparado e requer a participação de avaliadores experts e externos ao programa ou projeto.

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