Avaliação de desempenho

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QUESTÃO CERTA: Acerca da avaliação de desempenho no âmbito da Gestão de Resultados na produção de serviços públicos, considere: proporciona maior transparência às ações de governo e permite a comparação entre unidades, departamentos e organizações e é realizada com diversas finalidades, entre as quais avaliar a eficiência, eficácia e economicidade de ações administrativas.

QUESTÃO CERTA: A avaliação está intrinsecamente relacionada ao desempenho de determinada ação, de um projeto, programa ou uma política.

QUESTÃO CERTA: As tendências de gestão de pessoas no setor público incluemParte superior do formulário

fortalecer a avaliação de desempenho com a criação de incentivos para elevar o desempenho dos servidores e corrigir distorções salariais.

A gestão de pessoas no setor público possui algumas particularidades. Ao contrário do que acontece no setor privado, onde o gestor pode contratar indivíduos que apresentem características vantajosas para a empresa, no setor público, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos públicos. É por esse motivo que no âmbito do setor público ações de desenvolvimento profissional são cruciais, pois os elementos podem aprender a progredir na carreira, e não aprendem só a cumprir as suas funções atuais de forma mais eficaz.

Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar os funcionários, para que estes sintam que são uma peça importante na empresa. Se isto acontecer, seguramente terão um melhor desempenho no trabalho. Além disso, a área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer práticas de gerenciamento, planejamento, avaliação e recompensas, criando e mantendo um ambiente profissional e positivo na organização.

QUESTÃO CERTA: Ao longo da trajetória da Administração pública os conceitos da mensuração de desempenho variaram de acordo com diferentes perspectivas e abordagens, englobando: o gerenciamento dos processos organizacionais, compartilhando entre os colaboradores, desde os níveis inferiores, responsabilidade pelo alcance dos objetivos da organização, enfatizadas pela “gestão da qualidade total”.

A avaliação de desempenho/resultados vai além da análise dos resultados: é indispensável que os resultados sejam divulgados para toda a comunidade tomar conhecimento da gestão administrativa pública, e que seja verificada a satisfação do cidadão-usuário quanto aos serviços prestados pela organização.

Além disso, é preciso que as informações geradas na avaliação sejam efetivamente utilizadas como suporte para a tomada de decisão quanto à alocação de recursos, e para a melhoria da gestão pública. Portanto, a avaliação de desempenho/resultados somente cumprirá seu duplo papel – de propiciar transparência num regime democrático e de servir de instrumento para melhorar a eficiência/efetividade na gestão – se, além de sua ampla divulgação, contar com instrumentos efetivos de participação, que envolvam, num único debate, governos, gestores, equipes, servidores e cidadãos, e se, em seguida, o discurso da gestão por resultados e do foco no cidadão se transformar em ações concretas que incorporem as decisões e soluções oriundas desse deba.

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QUESTÃO ERRADA: No que concerne à gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue o item que se segue. De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.

O modelo de excelência em gestão pública é orientado para o cidadão e guia as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado.

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QUESTÃO ERRADA: A avaliação de desempenho objetiva identificar as falhas e os erros ocorridos durante os processos, a fim de comparar o padrão final e o padrão inicialmente estabelecido para os resultados gerais.

A descrição feita pela questão é da função CONTROLE e não da avaliação de desempenho.

QUESTÃO ERRADA: O gerente de uma organização não é capaz de intervir, por intermédio da avaliação de desempenho ou do sistema de remuneração, na melhoria ou piora do clima organizacional, a despeito de este impactar sobre o desempenho da organização.

ERRADO. A avaliação de desempenho tem, como um dos seus objetivos, servir de base para a tomada de decisões gerenciais, identificando os motivos para o déficit de desempenho. A remuneração, por sua vez, tem impacto direto na satisfação do indivíduo e, por consequência, no clima organizacional. Desta forma, o gestor pode intervir no clima organizacional por intermédio da avaliação de desempenho ou do sistema de remuneração.

QUESTÃO CERTA: O uso adequado da avaliação de desempenho inclui o fornecimento de feedback ao funcionário, de forma a destacar os aspectos positivos de seu desempenho e motivar o seu desenvolvimento em áreas em que melhorias sejam necessárias.