Auditoria, testes e planejamento

0
136

QUESTÃO ERRADA: No planejamento da auditoria, devem estar previstos instrumentos de controle interno, como a aplicação de testes de observância e de testes de transações e saldos. Além disso, deve-se realizar a verificação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade para a avaliação dos riscos envolvidos na atividade de controle.

Os testes de transações e saldos não são utilizados para avaliar os controles internos. Apenas os testes de observância. Além disso, verificação dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade se refere aos testes substantivos e não a atividades de controle.

Testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

Testes substantivos: visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativos da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

Na fase de planejamento na avaliação do controle interno aplica-se os testes de observância.

Na fase de execução aplica-se os testes substantivos, entre eles testes de transações e saldos e testes de detalhes, com isso a verificação de dados produzidos pelo sistema contábil são de fato realizado pelos testes substantivos, contudo, isto ocorre na fase de EXECUÇÃO e não na fase de planejamento. A questão cobra o conhecimento a ser aplicado na fase de Planejamento.

Advertisement

Fase de Planejamento – testes de controle, observância;

Fase de Execução – testes substantivos;


Gab: errado

Sintetizando:

Teste de observância = controle interno

Testes substantivos= sistema contábil, administrativo e de informação

Fase de Planejamento – testes de controle, observância

Fase de Execução – testes substantivos, testes de transações, saldos e testes de detalhes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui