Auditoria: O Que A Técnica de Rastreamento?

0
949

RASTREAMENTO – Técnica de auditoria que consiste na investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.

QUESTÃO CERTA: O rastreamento é uma investigação minuciosa, com exame de documentos, de unidades e órgãos que tenham procedimentos interligados, cujo objetivo é dar segurança à opinião do auditor.

QUESTÃO CERTA: A técnica de auditoria denominada rastreamento consiste em: investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.

QUESTÃO CERTA: Na sua prestação de contas, um servidor de determinado órgão federal apresentou recibos da utilização de taxi, notas fiscais de alimentação e de hospedagem. O setor financeiro processou a prestação de contas e fez a devida guarda da documentação após registro na contabilidade da entidade. Nesse caso, se o auditor interno desejar verificar a integridade dessas informações contábeis, o procedimento adequado será o (a): rastreamento.

QUESTÃO CERTA: Caso seja necessário confirmar a existência de documento que embase lançamento feito no livro-razão de uma empresa, o auditor incumbido dessa tarefa pode utilizar o vouching, que consiste na tomada de caminho inverso ao do rastreamento.

Vouching is a technical term, which refers to the inspection of documentary evidence supporting and substantiating a transaction, by an auditor. It is the essence of Auditing.

Advertisement

Rastreamento:  documentos—> registros contábeis;

Vouching: registros contábeis—>documentos.

QUESTÃO ERRADA: Exame de registros, inspeção física, conferência de cálculos, rastreamento e análise de documentos são técnicas aplicáveis tanto nos procedimentos de auditoria como nos de fiscalização.

A maioria das técnicas utilizadas pelo SCI se aplicam tanto a procedimentos de auditoria quanto nos de fiscalização, com poucas exceções. Uma delas é o rastreamento, que só é utilizado em auditorias, enquanto outra é o teste laboratorial, exclusivo das fiscalizações.

A questão afirma que o rastreamento se aplica aos dois procedimentos, o que torna a assertiva errada.

QUESTÃO ERRADA: Técnica de auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências. Por exemplo, o rastreamento é uma técnica que permite acompanhar a movimentação de uma pessoa investigada para denunciá-la no momento oportuno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui