Auditoria Interna e Testes de Observância (Observação)

1
588

QUESTÃO CERTA: O auditor interno pode realizar testes que permitam obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à Administração. O procedimento que consiste no acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução é a: Observação.

12.2.3.2 – OS TESTES DE OBSERVÂNCIA visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

De acordo com a NBC TA 500, a observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

QUESTÃO ERRADA: A observação é uma das técnicas mais utilizadas em auditoria. Uma de suas características é a de ser aplicável à verificação de problemas específicos, para aspectos predefinidos. Apoia- se, principalmente, nos contatos pessoais com os responsáveis diretos pela execução das tarefas corriqueiras.

Auditor não mantém contato pessoal, mas sim profissional – fruto da independência necessária para a execução do seu trabalho. Ademais, ele não observa a execução de tarefas corriqueiras, mas sim processos que compõe a organização.

QUESTÃO ERRADA: Situação hipotética: Na execução de procedimentos de controle interno, um auditor acompanhou os procedimentos adotados por um agente público municipal durante a execução de uma operação. Em seu relatório, o auditor descreveu os referidos procedimentos bem como analisou os riscos da ação executada pelo agente público. Assertiva: Nessa situação, conclui-se que o auditor realizou uma revisão analítica.

Negativo. Conhecido também como teste de acompanhamento (observação), o qual consiste no acompanhamento do processo ou procedimento executado por outros.

QUESTÃO CERTA: A Controladoria-Geral do Município, considerando a relevância e materialidade da matriz de riscos de auditoria, planeja uma operação na seção encarregada pelo arbitramento da receita tributável dos serviços da construção civil. Na atividade preparatória, levantou-se que há uma normatização interna que prevê:

Advertisement

I. Claramente os casos que serão objeto de arbitramento.

II. Segregação de funções.

III. Emprego de sistema informatizado que registra dados de segurança e alterações realizadas.

IV. Revisão independente por sorteio aleatório de autos de infração.

V. Manutenção de registros por 20 anos.

Visitando o órgão, o auditor acompanhou o procedimento durante sua execução, atestando que, de fato, as normas vêm sendo seguidas, embora tenha deixado de calcular a exatidão de casos específicos. O procedimento adotado refere-se a um teste: de observância que adotou procedimento de observação, restando conclusivo, tendo em vista o cumprimento da norma.

QUESTÃO ERRADA: A observação é a técnica de auditoria que se efetiva por meio da visitação e por registrar em papéis de trabalho, o resultado dos testes de conformidade aos quais foi submetido o ente auditado.

Observação direta:  é uma espécie de técnica de obtenção de evidência física que utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Classificam-se em:

– Identificada

– Não-Identificada

– Sistemática

– Assistemática

A observação consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.

QUESTÃO ERRADA: Os procedimentos analíticos fornecem evidências de auditoria acerca da forma como a empresa auditada executa determinado processo ou procedimento.

A técnica descrita se chama observação.

Procedimentos analíticos (revisão analítica) consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Ex.: conta “Despesa com Salários” com a conta “FGTS”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui