Auditoria interna e sistema de controle interno

0
106

QUESTÃO CERTA: O sistema de controle interno de uma organização empresarial é uma combinação de políticas e procedimentos operacionais mantidos para a proteção dos ativos da entidade, devendo esse sistema ser estabelecido pelos proprietários, controladores ou administradores.

Auditoria interna e controle interno são coisas distintas. Controle interno é o registro que o Zé, que trabalha na Indústria Logtipo, faz por meio de anotações na execução de suas atividades. Controle interno é, também, fruto das fichas que a secretária Maria da Logtipo guarda em seus arquivos. A auditoria interna é executada por determinado grupo de funcionários da própria Logtipo e o objeto da auditoria interna são o registro do Zé e as fichas que a Maria arquivou (elementos de controle patrimonial).

Advertisement

Assim, procede a colocação de que o sistema de controle interno passa pelas “políticas e procedimentos operacionais” estabelecidos pelos donos, administradores e controladores da Logtipo. Isso, pois Zé e Maria não fariam nada do que foi descrito (registro e fichas) se a própria organização não tivesse estabelecido tais atos como políticas e procedimentos operacionais da Logtipo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui