Auditoria interna e governança

0
288

QUESTÃO CERTA: Acerca dos tipos de auditoria em órgãos públicos e das especificidades dos controles internos, julgue os itens de 41 a 48. A auditoria interna deve avaliar e apresentar recomendações apropriadas para a melhoria do processo de governança corporativa da empresa onde atua. Assim, a auditoria interna deve coordenar, de forma eficiente, eficaz e efetiva suas atividades, além de fomentar a comunicação entre o conselho, os auditores, externos e internos e a administração.

“A auditoria interna deve avaliar e apresentar recomendações apropriadas para a melhoria do processo de governança corporativa da empresa onde atua”. (Um dos papéis da auditoria interna). A NBC TI 01 a coloca da seguinte forma: “agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios”.

“Assim, a auditoria interna deve coordenar, de forma eficiente, eficaz e efetiva suas atividades”, (claro, cada setor é responsável por sua mecânica)

Advertisement

“além de fomentar a comunicação entre o conselho, os auditores, externos e internos e a administração”. (Outro papel da auditoria interna, a IIA, organização que fala muito sobre auditoria interna, diz que “Comunicações construtivas são úteis ao cliente do trabalho de auditoria e à organização e conduzem às melhorias necessárias”).

Resposta: Certo.

QUESTÃO ERRADA: As instâncias internas de governança responsáveis pela avaliação de estratégias e políticas e pelo monitoramento de conformidade estão impedidas de atuar nas situações em que desvios forem identificados.

Errado. Devem agir nos casos em que desvios forem identificados.