Auditoria interna e autonomia

0
178

QUESTÃO ERRADA: Em uma organização, o diretor executivo de auditoria, considerado membro do staff na pirâmide hierárquica, não se subordina nem mesmo ao presidente, o que garante a independência da atividade desempenhada pela auditoria interna diante das interferências das demais áreas da entidade.

Apesar de a auditoria interna ser um órgão staff do ponto de vista do organograma (está apensado lateralmente, e não inserido na linha vertical de autoridade formal), a auditoria interna pertence à organização, o que, por consequência, torna incorreta a assertiva, por afirmar que o executivo chefe de auditoria não está subordinado ao Presidente, visto que, ora bolas, ele é um funcionário.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: O auditor interno é um empregado da empresa. Portanto, dentro de uma organização é normal e aceitável que o auditor interno seja subordinado àquele cujo trabalho examina e que seja, inclusive, destacado para auditar o próprio departamento ou setor em que atua ou a atividade específica que exerce ou que já exerceu.

Não será subordinado àquele cujo trabalho examina. É subordinado ao presidente da organização.