Auditoria Financeira e INTOSAI

0
169

QUESTÃO CERTA: Denomina-se auditoria financeira, de acordo com as normas da INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), a realização de avaliação independente com o objetivo de obter-se garantia razoável de opinião, por meio da verificação da conformidade, com os relatórios, da condição financeira, dos resultados e do uso de recursos da entidade examinada.

Essa questão refere-se à ISSAI 200, que trata dos princípios fundamentais da auditoria financeira. Segundo referido normativo, na condução de uma auditoria de demonstrações financeiras, um dos objetivos gerais do auditor é obter segurança razoável se as demonstrações financeiras como um todo estão livres de distorção relevante, seja por fraude ou erro, possibilitando, assim, expressar uma opinião se as demonstrações financeiras foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Nas auditorias financeiras, e o auditor quem mensura e avalia o objeto de acordo com os critérios de risco e materialidade.

Comentários:

Segundo a ISSAI 100, auditoria financeiras são sempre trabalhos de certificação. Neste tipo de trabalho, a PARTE RESPONSÁVEL é quem mensura e avaliar o objeto de acordo com os critérios.

O auditor mensura e avalia o objeto apenas nos trabalhos de relatório direto (como os da auditoria operacional).

Fonte: Direção Concursos.