Auditoria: empréstimos e financiamentos circulantes (ou não)

0
625

Auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes. Crepaldi, em sua obra, na versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016, p.14/59 ” enfatiza os objetivos desse tipo de auditoria:

12.4 AUDITORIA PARA EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS CIRCULANTES E NÃO CIRCULANTES

12.4.1 Objetivos

O objetivo deste programa é determinar que:

  • As obrigações foram devidamente autorizadas e apropriadamente classificadas e descritas nas demonstrações contábeis;
  • Passivos são registrados corretamente;
  • Os respectivos encargos são contabilizados de acordo com os Princípios de Contabilidade;
  • A Contabilidade dos encargos é consistentemente efetuada;
  • As demonstrações financeiras incluem informações adequadas sobre cláusulas restritivas, em encargos, ativos caucionados etc.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes:  as obrigações flutuantes devem estar apropriadamente classificadas e descritas nas demonstrações.

ERRADO! As obrigações flutuantes devem estar classificadas nas demonstrações circulantes, mas não nas não circulantes.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: o propósito dessa auditoria inclui verificar se todas as obrigações foram devidamente autorizadas pelo controle interno.

ERRADO! Acredito que não se refere ao comando da questão.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: todos os empréstimos e outras dívidas estão incluídos nas contas a receber, na data do balanço.

Advertisement

ERRADO! Dividas e empréstimos não são contas a receber.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: esse tipo de auditoria possui um único objetivo: verificar se os passivos são registrados na contabilidade corretamente.

ERRADO! Não é o único objetivo.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: a contabilização dos encargos deve ser livre de distorções e conforme os princípios contábeis.

CERTO! Como tudo em auditoria, a contabilização não é diferente: ela precisa ser contabilizada de acordo com os princípios contábeis e livre de distorções relevantes.