Auditoria: assuntos surgidos após data do relatório

0
167

NBC TA 230

Assuntos surgidos após a data do relatório do auditor

13. Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar (ver item A20):

(a) as circunstâncias identificadas;

(b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e

(c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.

QUESTÃO CERTA: No que se refere à documentação de auditoria, assinale a opção correta:  Procedimentos podem ser executados mesmo depois da conclusão do relatório de auditoria, desde que sejam devidamente documentados.

QUESTÃO CERTA: A empresa Union S.A. após ter publicado suas demonstrações contábeis e o relatório de auditoria externa percebeu que o inventário físico de bens patrimoniais, encerrado após a publicação das demonstrações, constatou a necessidade de contabilizar a baixa de R$ 4.500.000,00 de bens que já não tinham mais utilidade ou condições de uso e estavam registrados no Ativo Imobilizado. A direção determinou a abertura das demonstrações e a contabilização dos ajustes. O ajuste, representa do lucro líquido 50%. Nestas condições, deve o auditor externo: aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias das alterações, revisar as providências tomadas pela Administração para garantir que todos os que receberam as demonstrações contábeis juntamente com o respectivo relatório foram informados da situação e, se necessário, apresentar novo relatório de auditoria.

Advertisement

Fatos que chegaram ao conhecimento do auditor após a divulgação nas demonstrações contábeis

O auditor não tem obrigação de executar procedimentos após a data de divulgação. No entanto, caso fique sabendo de algum fato que faria com que ele mudasse seu relatório, ele deve procurar a administração e os responsáveis pela governança, a fim de determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo, indagar como a administração pretende tratar o assunto. No caso de a administração querer mudar as demonstrações contábeis, o auditor deve aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração, se certificar que todos os usuários receberão o novo relatório, e nos demais dias restantes para a data de seu novo relatório – ou se a legislação permitir, apenas aplicar os procedimentos nos eventos subsequentes e deixar isso claro no relatório. Deverá, então, incluir um parágrafo de ênfase com referência à nota explicativa de tal fato.

Fonte: NBC TA 560