Ativo Real e Passivo Real

0
1009

QUESTÃO ERRADA: Para a elaboração do balanço patrimonial no modelo da Lei n. 4.320, de 1964, dispõe-se dos seguintes dados (em R$ 1.000,00):

Passivo financeiro: 4.500

Ativo permanente: 3.900

Superávit financeiro: 1.700

Passivo real descoberto: 800

Passivo compensado: 6.300

Com base nos dados acima, conclui-se que

Superávit Financeiro = Ativo Financeiro – Passivo Financeiro
1.700 = Ativo Financeiro – 4.500
Ativo Financeiro  = 6.200

Ativo Real = Ativo Financeiro + Ativo Permanente
Ativo Real = 6.200 + 3.900 = 10.100

Passivo a descoberto = Passivo Real – Ativo Real
800 = Passivo Real – 10.100 
Passivo Real = 10.900

Passivo Real = Passivo Financeiro + Passivo Permanente
10.900 = 4.500 + Passivo Permanente
Passivo Permanente = 6.400

A soma do ativo real é superior à do passivo real.

ERRADO. Ativo Real = 10.100 e Passivo Real = 10.900.

QUESTÃO CORRETA: No balanço patrimonial, o ativo real é obtido somando-se as parcelas que compõem o ativo financeiro e o ativo não financeiro ou permanente.

QUESTÃO ERRADA: No balanço patrimonial, o ativo real corresponde à soma dos ativos financeiro e compensado subtraída da soma dos passivos financeiro e compensado.

QUESTÃO CERTA: No balanço patrimonial, o ativo real é dado pelo somatório das parcelas que compõem o ativo financeiro e o ativo não financeiro ou permanente. Já o passivo real é constituído pelo somatório das parcelas que compõem o passivo financeiro e o passivo não financeiro ou permanente.

O BP Demonstra o Ativo Financeiro e o Não Financeiro, o Passivo Financeiro e o Não Financeiro, o Ativo Real e o Passivo Real, o saldo Patrimonial e as Contas de Compensação, sintetizando os bens, valores, créditos e obrigações da União, comparando os saldos do exercício base com os do anterior

O Ativo e representado por:

a) ATIVO FINANCEIRO – compreende os bens numerários, os créditos e outros valores realizáveis, independentes de autorização orçamentária, e correspondem aos saldos das contas que permaneceram abertas no sistema financeiro, desdobrada em: – Disponível – representa a soma dos valores numerários em caixa e em poder de bancos; – Créditos em Circulação – representa a soma dos créditos financeiros junto a pessoas de direito público e privado;

b) ATIVO NAO FINANCEIRO – compreende o conjunto de bens e direitos cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa para suas realizações, sendo desdobrado em: – Realizável a Curto Prazo – representa os créditos e os valores em Circulação; – Realizável a Longo Prazo – representa os Depósitos e Créditos Realizáveis a Longo Prazo; – Permanente – representa o conjunto dos Investimentos, Imobilizado e Diferido.

Advertisement

c) ATIVO REAL representa a soma do Ativo Financeiro e do Ativo Não Financeiro.

O Passivo e representado por:

a) PASSIVO FINANCEIRO – compreende os compromissos cujo pagamento independe de autorização orçamentária, tendo em vista que essas obrigações já passaram pelo orçamento, como e o caso de Restos a Pagar, ou não possui qualquer vinculação com Orçamento, como as consignações e deposito de terceiros. – Valores Pendentes a Curto prazo – representa valores nominalmente ativos ou de conversão transitória; – Depósitos – representa o montante do debito referente às consignações da folha, restituições a pagar, fianças e cauções; – Obrigações em Circulação – representa o total de despesa empenhada, liquidada e não paga, a título de fornecedores, operações de credito e outras exigibilidades, além dos Restos a Pagar não processado.

b) PASSIVO NÃO-FINANCEIRO – Compreende o conjunto das obrigações que dependam de autorização orçamentária para suas liquidações ou pagamentos representados por dividas a longo prazo, de exigibilidade superior a um ano, quer sejam internas ou externas, contraídas para atender o desequilíbrio orçamentário ou financiamento de obras e serviços públicos.

c) PASSIVO REAL – E a soma do Passivo Financeiro e do Passivo Não Financeiro.

d) PATRIMONIO LIQUIDO – Representa a diferença entre os componentes patrimoniais ativos e passivos. O saldo positivo representa uma situação patrimonial favorável ou superavitária. O saldo negativo representa uma situação patrimonial desfavorável ou deficitária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui