Arquivo Corrente e Papéis de Trabalho

0
389

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a Instrução Normativa nº 1/2001 da Secretaria Federal de Controle, o arquivo corrente dos papéis de trabalho deve conter documentos sobre sistema, área ou unidade objeto de controle, sendo usados para mais de um exercício financeiro.

Para começar, a diferença entre os dois tipos é que os papéis de trabalho correntes (de campo) são os utilizados na auditoria em curso e os de caráter permanente (informações gerais) são os utilizados em mais de uma auditoria. Por outro lado, a IN 1/2001 diz:

“O arquivo permanente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle.”

Ou seja, o problema da questão está em descrever a função do arquivo permanente e não corrente, como afirma.

QUESTÃO ERRADA: Os anexos juntados aos arquivos correntes constituem parte integrante dos papéis de trabalho para cada serviço e devem ser revistos e atualizados a cada exame.

ERRADA. De modo geral, o arquivo permanente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto da auditoria. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos Correntes, nem duplicados por material neste arquivo, mas devem ser conservados somente no Permanente. Referências cruzadas adequadas e o uso conveniente do arquivo Permanente tornarão tais duplicações desnecessárias. Os anexos juntados ao arquivo Permanente constituem parte integrante dos Papéis de Trabalho para cada serviço e devem ser revistos e atualizados a cada exame. Material obsoleto ou substituído deve ser removido e arquivado a parte, numa pasta Permanente separada, para fins de registro. Como cada serviço tem características próprias, o conteúdo do arquivo Permanente pode, naturalmente, variar. Assim, apresentamos a seguir, exemplos de materiais geralmente nele incluído: Pontos de “pré-auditoria” a liquidar; Pontos de “pré-auditoria” liquidados; Organograma da área; Atas de reunião da diretoria; Atas importantes de reunião dos dirigentes locais; Memorando de procedimentos; Modelos de impressos e registros importantes; Fluxograma; Manuais; dentre outros.

Advertisement