Análise de sensibilidade

0
271

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

A análise de sensibilidade permite avaliar as alterações nos resultados calculados do projeto, após a mudança em um dado parâmetro.

QUESTÃO CERTA: Mesmo que as estimativas do VPL esperado tenham sido calculadas com bastante cuidado, o fluxo de caixa de um projeto é, por sua natureza, incerto. Para calcular o risco inerente a um projeto é correto utilizar a análise: de sensibilidade.

Análise de sensibilidade pode ser definida com uma técnica que permite de forma controlada conduzir experimentos e investigações com o uso de um modelo de simulação. Esta permite avaliar impactos associados:

(a) as alterações dos valores das variáveis de entrada e dos parâmetros do sistema, e

(b) das mudanças estruturais em um modelo.

QUESTÃO CERTA: A análise de sensibilidade envolve a mensuração dos resultados líquidos de caixa para cada modificação possível nas variáveis de seus fluxos.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Um problema importante associado à aplicação prática da análise de sensibilidade em análise de risco é que: aplicado uniformemente sobre várias variáveis do projeto não leva em conta quão realística é a variação projetada no valor de uma variável de projeto testada.

QUESTÃO CERTA: A análise de sensibilidade permite a inclusão de novas variáveis e restrições ao modelo em estudo.