Ajustes decorrentes de omissões e erros

0
178

24. O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

NBC T 16

QUESTÃO ERRADA: O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta de apuração do resultado do exercício.

QUESTÃO CERTA: É permitido às entidades do setor público fazer o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis. Esse reconhecimento deve ser realizado na conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NBC T 16 – NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

 

24. O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

———————————————————————————————————————————

MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

O reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

Advertisement

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – página: 159

QUESTÃO ERRADA: Não deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas, o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis.

QUESTÃO ERRADA: Os ajustes decorrentes de omissões e erros de exercícios anteriores devem ser realizados à conta de resultado.

QUESTÃO CERTA: Em relação ao registro contábil das operações do setor público, a NBC T 16 estabelece que: o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores ou de mudanças de critérios contábeis deve ser realizado à conta do patrimônio líquido e evidenciado em notas explicativas.

QUESTÃO ERRADA: o reconhecimento de ajustes decorrentes de omissões e erros de registros ocorridos em anos anteriores deve ser realizado à conta do passivo exigível a longo prazo.