Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Os agregados básicos são: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção interna e despesa.
QUESTÃO CERTA: São considerados agregados macroeconômicos básicos de uma economia: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção interna e despesa.
QUESTÃO CERTA: Os agregados macroeconômicos podem ser obtidos a partir de certas operações, tais como a formação bruta de capital fixo; ou podem ser decorrentes da adição de saldos de setores institucionais, que têm como exemplo a renda disponível.
Os principais agregados macroeconômicos são: renda, despesas e produto.
É preciso que analisemos cada um desses agregados separadamente para compreendê-los mais a fundo e verificarmos sua relação com a economia.
1) Renda:
A renda está relacionada à renda pessoal ou aos consumos das famílias de um determinado local.
Ela é calculada pela soma de toda a remuneração recebida por aqueles que são proprietários das forças de produção. Essa remuneração é recebida pela retribuição pelo uso de seus serviços na própria atividade produtiva do local em questão.
Os salários, juros, lucros e aluguéis são alguns exemplos do agregado macroeconômico conhecido como renda.
2) Despesas:
As despesas são o total de gasto que é feito pelos agentes do sistema econômico analisado para adquirir serviços e bens que essa sociedade produz.
Existe uma sub-categoria dentro da categoria despesa que são os investimentos. Os investimentos diferenciam-se das despesas por seres despesas utilizadas para investir na ampliação da capacidade produtiva da economia, como por exemplo: investimento em novas máquinas para uma fábrica, aluguel de um novo local para abrir uma filiar entre outros.
3) Produto:
O produto é aquilo que é produzido. É o total da produção desenvolvida pelos meios de produção daquela sociedade.
Importante frisar que esta análise é sempre estabelecida em um determinado período de tempo e em um determinado local