Última Atualização 28 de dezembro de 2021
QUESTÃO CERTA: O modelo de administração que admite o cidadão como cliente dos serviços do Estado denomina-se administração pública gerencial.
QUESTÃO CERTA: De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização da decisão e das funções.
QUESTÃO CERTA: Ao relacionar a prestação de serviço do setor público com a concepção de seus usuários como clientes, é correto afirmar que o setor público objetiva fornecer serviços otimizados em troca de impostos pagos pelos contribuintes.
QUESTÃO CERTA: Na gestão do setor público, a incorporação do paradigma do cidadão como cliente deve ser compatibilizada com o dever de atender a todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, e com as limitações de recursos orçamentários públicos.
QUESTÃO CERTA: O novo paradigma gerencial adotado pela Administração Pública enfatiza o lugar central do cidadão como cliente dos serviços públicos. Em relação à diferença entre o cliente-cidadão e o consumidor de serviços privados é correto afirmar que o cliente-cidadão consome serviços públicos na condição de portador de direitos e deveres, por meio dos quais pode avaliar e até mesmo elaborar políticas públicas.
QUESTÃO CERTA: A administração pública gerencial constitui um avanço e afirma-se que deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins), em que o beneficiário seja o cidadão. Esse deslocamento de foco caracteriza o paradigma na gestão pública, conhecido como: do cliente.
QUESTÃO CERTA: Segundo o paradigma pós-burocrático, os governos devem ser orientados para o mercado, empreendedores e basicamente prestadores de serviços, com ênfase para o cidadão-cliente.
QUESTÃO CERTA: O modelo de administração pública gerencial prioriza o atendimento das demandas do cidadão.
QUESTÃO ERRADA: O foco no cliente implica a reversão da gratuidade de alguns serviços públicos.
O foco no cliente implica em prestar um serviço eficiente e de qualidade.
CEBRASPE (2021):
QUESTÃO CERTA: A gestão do Estado moderno prevê foco no cidadão, o que significa oferecer transparência e sistemas personalizados.
Trata-se do modelo de administração pública gerencial, a qual tem como foco o cliente-cidadão. O foco está em prover serviços especializados, prezando pela transparência, por meio das TICs (tecnologia da informação e comunicação).