O Que É Consumerism? (Consumerismo)

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Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o Consumerism.

QUESTÃO CERTA: Na Administração pública, o Consumerism é um dos modelos gerenciais, que busca a qualidade e a efetividade dos serviços públicos.

CONSUMERISM = Qualidade dos serviços e efetividade. Contratualização de resultados no setor público. Foco nos clientes-consumidores.

·   -FOCA – CLIENTE QUALIDADE

·   – VISTOS COMO CLIENTE-CIDADÃO

QUESTÃO ERRADA: o consumerism e o public service oriented são visões completamente antagônicas da administração pública gerencial.

QUESTÃO CERTA: uma das principais críticas que se faz ao consumerism decorre do fato de o modelo não identificar, adequadamente, quem são os seus clientes, já que o conceito de ‘consumidor’ não equivale ao de ‘cidadão’.

QUESTÃO CERTA: O modelo gerencial de administração pública pode ser identificado como gerencial puro, consumerism e public service orientation, cada um com focos distintos. Indique a opção que indica corretamente o público alvo das ações do modelo consumerism: o cliente consumidor.

Evolução do Modelo Gerencial de Administração:

1. Managerialism (Gerencialismo Puro) – eficiência e redução de custos – taxpayer (contribuintes)
2. Consumerism (Consumidor) – foco no cliente e qualidade – clientes/consumidores
3. Public Service Orientation (PSO) – cidadania, accountability e equidade – cidadãos.

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QUESTÃO CERTA: A partir da metade da década de 1980, a reforma gerencial do setor público, sem abandonar o conceitual empresarial vinculado à eficiência − característico do gerencialismo puro, ganhou novos rumos em direção ao consumerism, incorporando inovações destinadas a atender aos anseios dos clientes/consumidores, dentre as quais destaca-se a implementação da: gestão da qualidade total.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a disciplina do gerencialismo na Administração Pública, existem, na visão de Abrucio (1997), três teorias principais que explicariam o modelo gerencial. Assinale a alternativa que apresenta a teoria cuja introdução da perspectiva da qualidade surgiu, paralelamente, ao momento em que a Administração Pública voltava as próprias atenções aos clientes/consumidores: Consumerism. 

FGV (2021):

QUESTÃO CERTA: O modelo de gestão governamental experimentado no século XX, que se baseava na ideia de que os serviços deveriam ser prestados com foco na qualidade e nas necessidades dos clientes, ficou conhecido como: consumerismo.