Administração Por Objetivos (APO) – O Que É?

0
2767

Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: _________________________ é um método no qual os gerentes e os funcionários definem as metas para cada departamento, projeto ou pessoa e as usam para monitorar o desempenho subsequente. A palavra que melhor completa a proposição acima é: Administração por objetivos.

CEBRASPE (2019):

QUESTÃO CERTA: A administração por objetivos marca um ponto de transição nas abordagens da administração: a partir dela, evoluiu-se da orientação a atividades para a orientação a resultados e, ainda, do estilo autoritário para o participativo.

QUSTÃO CERTA: Na administração por objetivos, os administradores e seus subordinados, após identificarem objetivos em comum, formularem metas de forma consensual e participativa e discutirem a atribuição das suas responsabilidades de acordo com os resultados esperados, serão avaliados em consonância com o alcance desses objetivos.

QUESTÃO ERRADA: Uma das principais características da administração por objetivos é a definição verticalizada dos objetivos e dos indicadores de desempenho, empreendida pela alta administração em todos os setores institucionais.

A definição dos objetivos se dá de forma horizontalizada uma vez que tanto os gerentes como o operário participam da sua elaboração.

QUESTÃO CERTA: Situação hipotética: Em determinada organização, os objetivos são definidos pela gerência e os gerentes orientam seus subordinados oferecendo-lhes os recursos necessários à execução das tarefas. Periodicamente, gerentes e subordinados avaliam os resultados e, em seguida, reavaliam os objetivos, os meios e os recursos necessários para seu alcance. Assertiva: Essa organização adota a administração por objetivos como forma de gestão.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção correta, no que se refere a planejamento estratégico, tático e operacional, administração por objetivos e balanced scorecard: o estabelecimento de objetivos nos diversos níveis organizacionais, com a finalidade de motivar as pessoas para o alcance das estratégias, é aderente à administração por objetivos.

QUESTÃO CERTA: Consiste em uma característica da administração por objetivos a participação de subordinados na formulação e definição de objetivos de desempenho, de forma consensual, entre superiores e subordinados.

QUESTÃO CERTA: Em relação à avaliação do desempenho no trabalho, especificamente acerca da avaliação participativa por objetivos: Tem como características, por exemplo, formulação de objetivos consensuais; comprometimento pessoal com os objetivos; e, retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.

É uma técnica mais aberta à participação do funcionário no próprio processo de avaliação – do início ao fim – o que possibilita maior envolvimento e motivação dos funcionários para atingir os objetivos definidos. Note que ela também pode ser chamada de avaliação participativa por resultados, já que o objetivo é o resultado a ser alcançado!

QUESTÃO CERTA: No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em detrimento da eficiência.

O foco da APO está no alcance de objetivos, isto é, promoção de resultados, o que nos faz pensar em eficácia (atingir o que foi previamente traçado no plano), pois eficiência diz respeito ao modo (exemplo: construir 10 escolas em 1 ano em vez de 2 anos).

QUESTÃO CERTA: Em uma obra de 1954, Peter Drucker desenvolve o conceito de APO (Administração por Objetivos), que se tornou, posteriormente, uma das referências para o conceito de Planejamento Estratégico de RH. Para explicar melhor seu conceito, ele conta uma história: 3 escultores estavam trabalhando e foi lhes perguntado o que estavam fazendo. O 1.º disse que estava trabalhando para seu sustento; o 2.º disse que estava construindo a melhor escultura já construída; e o 3.º disse que estava construindo uma catedral. Atualmente fala-se muito na necessidade das áreas e profissionais de recursos humanos de promoverem na organização atitudes que remetam à conduta do 3.º escultor, por meio de: Comprometimento, fazendo o que precisa ser feito alinhado com a missão e os objetivos organizacionais.

QUESTÃO CERTA: A Administração Por Objetivos, ou APO (como também é conhecida) dá atenção aos objetivos dos participantes de uma organização e como estes se relacionam com os objetivos da própria empresa. Sobre a APO, é correto afirmar que é um sistema de administração que visa a relacionar as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual por meio do envolvimento de todos.

QUESTÃO ERRADA: A administração por objetivos pressupõe que estes sejam idealizados pelos subordinados de forma coletiva, e posteriormente sejam validados pelos superiores, que realizam um processo de filtragem de acordo com seu próprio julgamento.

Integração de interesses dos subordinados e do superior é paradigma fundamental da APO, com diálogo entre ambos a fim de delimitar objetivos comuns. A questão aponta para uma discussão entre subordinados e um aval posterior de superiores, sem comunicação entre ambos, portanto a questão está errada.

QUESTÃO CERTA: Adotada em organizações contemporâneas, a abordagem de planejamento que consiste em estabelecer metas, gerar planos de ação, analisar o progresso das ações e avaliar seu desempenho é administração por objetivos.

Administração Por Objetivos (APO): é um processo composto de 4 fases:

→Especificação dos objetivos – cada órgão determinaria, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.

→ Desenvolvimento de planos de ação – após a definição dos objetivos, seriam detalhados os planos de ação que indicariam como os objetivos seriam alcançados.

→ Monitoramento do progresso – naturalmente, todo o desempenho deve ser monitorado para que saibamos se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias algumas correções de rumo.

→Avaliação dos resultados – nessa fase, os resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro.

QUESTÃO CERTA: A administração por objetivos determina que a organização defina objetivos e avalie resultados para alguns de seus aspectos-chave, como produtividade, rentabilidade e inovação.

ORGANIZAÇÃO = conjunto de pessoas. Quem sãos as pessoas? Gerentes e subordinados. Quem define os objetivos? Gerentes e subordinados.  Logo, a questão está correta.

QUESTÃO CERTA: Um gestor que se utiliza da administração por objetivos deve fixar as metas organizacionais em conjunto com seus subordinados, buscando interligar os objetivos departamentais, mesmo que vários desses objetivos estejam apoiados em princípios básicos diferentes entre si.

QUESTÃO CERTA: Na administração por objetivos, convém estabelecerem-se objetivos verificáveis e mensuráveis nos níveis estratégico, tático e operacional, com o propósito de controlar e motivar as pessoas a alcançarem resultados.

QUESTÃO CERTA: O precursor da Administração por Objetivos (APO) foi: Peter Drucker.

QUESTÃO CERTA: Proposta por Peter Drucker em 1954, na sua obra clássica The Practice of Management, a Administração por Objetivos (APO) um modelo de administração voltado a orientar a organização em torno de objetivos, exigia também adaptações internas nos processos e práticas de gestão que a diferenciavam de outros modelos utilizados à época. Sobre essas adaptações ou inovações, é correto afirmar que a APO: exigia uma elevada participação dos funcionários e a integração com as chefias na definição dos objetivos;

QUESTÃO CERTA: Muitas organizações modernas buscam melhorar o seu desempenho estabelecendo metas, alvos ou finalidades para as várias unidades de forma a determinar os resultados que elas deverão alcançar. Definidos de forma mensurável, quantificados numericamente e com tempos predeterminados, esses resultados passam a determinar os procedimentos da organização. Esse tipo de esforço obedece aos princípios da Administração por Objetivos (APO).

QUESTÃO CERTA: Adotada em organizações contemporâneas, a abordagem de planejamento que consiste em estabelecer metas, gerar planos de ação, analisar o progresso das ações e avaliar seu desempenho é: a administração por objetivos.

Não poderia ser planejamento estratégico, tático ou operacional, visto que na questão são citadas outras funções administrativas, além de planejar como analisar o progresso e avaliar desempenho. Essas são todas funções administrativas. Logo, como a questão perguntava sobre abordagem de planejamento, só poderia ser a administração por objetivos.

QUESTÃO ERRADA: Os elementos comuns à administração por objetivos incluem a formulação de objetivos independentes para cada atividade ou processo dentro de um departamento.

QUESTÃO CERTA: O estabelecimento de objetivos que possam ser mensurados e desdobrados para os diversos níveis de uma organização caracteriza um dos benefícios da administração por objetivos.

QUESTÃO CERTA: Ao elaborar um planejamento que contemple os diferentes processos e possibilite o alcance da finalidade institucional, é adequado que o departamento administrativo de um órgão público adote: um planejamento ancorado em pressupostos da administração por objetivos, com ênfase na definição dos objetivos e no desempenho das pessoas, para obter o resultado institucional almejado.

Advertisement

Correto. É o que prega Peter Druker. De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição de objetivos.

QUESTÃO CERTA: Estabelecer metas é a etapa mais difícil da APO, pois esse procedimento refere-se a um processo participativo e colaborativo para a produção de metas concretas e realistas.

Chiavenato (2004, p. 228) sobre o assunto:

“A Administração por Objetivos (APO) ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.”

A APO apresenta as seguintes características:

  • Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior.
  • Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
  • Interligação entre os vários objetivos departamentais.
  • Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
  • Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
  • Participação atuante das gerências e dos subordinados.
  • Apoio intensivo do staff

O autor ainda afirma que as metas devem ser quantificáveis, difíceis, relevantes e compatíveis, portanto, podemos afirmar que essa é a etapa mais desafiadora da APO.

QUESTÃO CERTA: Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.

QUESTÃO CERTA: A organização que utiliza a administração por objetivos terá como resultados uma hierarquia de objetivos que liga objetivos de um nível a outro; pois o método de trabalho funciona simultaneamente de cima para baixo e de baixo para cima.

Para Chiavenato (1999, p. 271), “A administração por Objetivos (APO) é um estilo de administração que enfatiza o estabelecimento conjunto de objetivos tangíveis, verificáveis e mensuráveis”. Nesse contexto, Chiavenato (1999, p. 275) elucida que: A grande vantagem da APO é a conversão dos objetivos organizacionais em objetivos específicos para as unidades organizacionais e os indivíduos. A APO operacionaliza o conceito de objetivo por provocar um processo de cascata de cima para baixo através da organização. Todos os objetivos gerais da organização são transladados em objetivos específicos para cada nível inferior – como divisional, departamental, individual. Para que as unidades mais baixas participem conjuntamente do estabelecimento de seus próprios objetivos, a APO funciona simultaneamente de cima para baixo e de baixo para cima. O resultado é uma hierarquia de objetivos que liga objetivos de um nível a outro com aqueles que estão nos níveis inferiores.

QUESTÃO ERRADA: No modelo da administração por objetivos, os objetivos de longo, médio e curto prazo são determinados pela alta cúpula da administração, cabendo às gerências apenas definir as tarefas e atividades para o atingimento desses resultados.

Longo prazo — Alta Cúpula
Médio prazo —- gerência.
Curto prazo — – Supervisão.

“… Definir as tarefas e atividades para o atingimento desses resultados.”  Função operacional, nunca estratégica como sugere a questão.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO ERRADA: As metas da administração por objetivos são determinadas unilateralmente pelo chefe e, a seguir, designadas a seus subordinados.

A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenha do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.

Fonte: CHIAVENATO.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A Administração por Objetivos (APO) é uma importante ferramenta de planejamento, desenvolvida com o intuito de envolver todos os membros da organização na definição dos objetivos. Entretanto, algumas desvantagens ou dificuldades na aplicação da ferramenta limitaram sua difusão e continuidade de uso. Assinale a opção que pode ser apontada como uma das principais dificuldades no uso dessa ferramenta: O foco dos esforços no curto prazo, em detrimento ao longo prazo.

A ênfase está nas metas de curto prazo e, uma vez que os objetivos são em sua maioria de natureza quantitativa, é difícil fazer planejamento de longo prazo. Isso acontece porque as variáveis ​​que afetam o processo de planejamento não podem ser precisamente previstas por conta das constantes mudanças no mercado.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: Alguns aspectos organizacionais, como a motivação e a liderança, são capazes de influir decisivamente no desempenho organizacional. Tendo em vista a dinâmica organizacional, julgue os itens a seguir. O modelo de administração por objetivos e a teoria de determinação de metas estabelecem que as metas definidas de modo participativo são mais eficazmente atingidas, por serem mais motivacionais, que aquelas designadas sem a participação de todos os envolvidos.

Quando se fala em Administração por Objetivos, está-se referindo a uma teoria que tem como principal foco fazer um alinhamento entre os objetivos da empresa e os propósitos de seus colaboradores. Para isso, Peter Drucker acreditava que era necessário que houvesse o envolvimento de todos na definição dos objetivos maiores e que satisfizessem, tanto a organização, quanto os trabalhadores que dela fizessem parte.

Assim, de acordo com a teoria, são definidas metas organizacionais e, a partir delas, avaliado o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, de forma individual, através de seu envolvimento e motivação na execução de suas demandas e atividades.

Quando bem executada, a APO aumenta a motivação dos colaboradores, ajuda na divulgação e entendimento dos objetivos da empresa e melhora o seu planejamento, fornecendo uma avaliação mais precisa. Para o método ser bem-sucedido, é necessário que as metas sejam estabelecidas considerando as expectativas da organização e as dos colaboradores.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/metas-e-objetivos/teoria-administracao-objetivos/