Administração Científica e Ganho de Produtividade

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Ao estudarmos a Administração Científica de Taylor, é importante termos em mente a sua ligação com o ganho de produtividade / eficiência

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Como destaca Francisco Lacombe, citando James Mooney: organização é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum (In: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 21). No decorrer da história, sobrevieram diversas teorias para explicar a dinâmica das organizações, sendo a mais antiga, iniciada com os estudos do engenheiro Frederick Winslow Taylor, com ênfase na divisão do trabalho em tarefas elementares e a especialização das pessoas na execução dessas tarefas, visando obter ganhos de produtividade. Essa teoria corresponde à Escola: da Administração Científica.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Estudar sistematicamente o tempo para a execução de tarefas na linha de produção como estratégia para promover a eficiência do trabalho é uma característica da escola da administração científica.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: Os pressupostos da administração científica dispõem que a produtividade no trabalho aumenta mais com mudanças nas práticas administrativas que com investimentos nas relações humanas.

Quadrix (2019):

QUESTÃO ERRADA: A abordagem da ciência da administração preocupa‐se com o aumento da produção por meio de uma maior compreensão de como as pessoas interagem com o ambiente.

Vimos acima, que suas ações estão voltadas para as práticas administrativas e não voltadas às pessoas.

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CEBRASPE (2015):

QUESTÃO ERRADA: A escola da administração científica procurou combater o desperdício e aumentar a produtividade com base nos estudos de tempos e movimentos e em sistemas de pagamento por quantidade produzida. De acordo com esses estudos, a produtividade era resultado da maximização do esforço, isto é, trabalhar mais e mais rápido, com adequado sistema de premiação financeira.

Maximização da eficiência. Minimização de esforços.

FGV (2019):

QUESTÃO CERTA: A Administração Científica constituiu uma escola pioneira do pensamento administrativo, cujo principal expoente é Frederick Taylor. Um dos principais focos de atenção de Taylor foi a organização racional do trabalho, com vistas à eliminação do desperdício, da ociosidade e à redução dos custos de produção. Dentre as principais contribuições da Administração Científica, encontra-se: introdução da remuneração associada à produtividade do trabalhador frente a padrão de desempenho.

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