O Que É Auditoria de Gestão? (Com Exemplos)

0
325

Última Atualização 3 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: Com o objetivo de emitir opinião acerca da regularidade das contas, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal realiza exames sobre a prestação de contas anual apresentada por entidades públicas. Para alcançar tal objetivo, a auditoria realizada é do tipo: avaliação de gestão.

Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos dinheiros públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de governo quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos.

QUESTÃO CERTA: No setor público federal, o controle externo e o sistema de controle interno para concepção de seus objetivos, entre outras atividades, realiza auditorias nas entidades da Administração direta e indireta. No âmbito do poder executivo federal, as auditorias realizadas pelo sistema de controle interno, segundo a Instrução Normativa SFCI n°01/2001, classificam-se em: avaliação de gestão, acompanhamento de gestão, contábil, operacional e especial.

QUESTÃO CERTA: O tipo de auditoria do setor governamental que tem por objetivo emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação do dinheiro público e na guarda ou administração de valores e outros bens da União ou a ela confiados, é denominada auditoria: de avaliação de gestão.

Tipos de Auditoria da Instrução Normativa SFCI n°01/2001 e suas palavras-chaves para diferenciar uma das outras, tem me ajudado bastante.

Auditoria de Avaliação da Gestão: Certificar a regularidade das contas;

Auditoria de Acompanhamento da Gestão: Atuação em tempo real;

Auditoria Contábil: Exame dos registros e documentos, aplicação de recursos externos;

Auditoria Operacional: Eficiência, eficácia e economicidade;

Auditoria Especial: Natureza incomum ou extraordinária.

QUESTÃO CERTA: A verificação da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, no âmbito do Sistema de Controle Interno Federal, é um dos objetivos da auditoria: de avaliação de gestão.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: A auditoria de avaliação da gestão atua em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, com vistas a certificar as contas prestadas pelo gestor.

Auditoria de Avaliação da Gestão: feita posteriormente;

Auditoria de Acompanhamento da Gestão: feita em tempo real.

QUESTÃO CERTA: Suponha-se que determinada auditoria, com o objetivo de verificar a execução de convênio, tenha sido executada exclusivamente por servidores lotados nos órgãos setoriais do sistema de controle interno, os quais, após terem utilizado os procedimentos e as técnicas de controle, elaboraram uma forma de comunicação com o seguinte conteúdo: I) introdução, que fazia remissão ao processo de tomada de contas, período examinado e à unidade examinada; II) controles internos; III) exames das peças que orientavam o processo, IV) legalidade, legitimidade e economicidade na realização das despesas; V) recomendações; VI) conclusão. Nessa situação, considerando-se os tópicos do documento descrito, é correto afirmar que foi elaborado relatório de auditoria de acompanhamento de gestão, cuja forma de execução foi a direta descentralizada.

A assertiva diz “exclusivamente por servidores lotados nos órgãos SETORIAIS”, nesse sentido, a forma da auditoria é Direta DESCENTRALIZADA (Centralizada “seria” se os servidores estivessem lotados “exclusivamente” nos órgãos centrais).

Forma de auditoria está correta = direta descentralizada (setoriais)

Tipo que ficou errado, não é acompanhamento da gestão, MAS SIM Auditoria de avaliação da gestão.

QUESTÃO CERTA: A auditoria de gestão deve examinar e avaliar os sistemas políticos, os critérios e procedimentos utilizados pela entidade auditada na área de planejamento estratégico e tático e, principalmente, no processo decisório.