Última Atualização 2 de março de 2023
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 00 (R2)
2.43 Devido à subjetividade inerente, as avaliações de diferentes indivíduos sobre os custos e benefícios da apresentação de itens específicos de informações financeiras variam. Portanto, procura-se considerar custos e benefícios em relação ao relatório financeiro, de modo geral, e, não apenas, em relação a entidades individuais que reportam. Isto não significa que as avaliações de custos e benefícios sempre justificam os mesmos requisitos de relatório para todas as entidades. Diferenças podem ser apropriadas por conta dos diferentes portes das entidades, diferentes formas de obtenção de capital (pública ou privada), diferentes necessidades dos usuários ou outros fatores.
FGV (20220:
QUESTÃO CERTA: De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2)- Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, o custo é uma restrição generalizada sobre as informações que podem ser fornecidas pelo relatório financeiro.
No entanto, devido à subjetividade inerente, as avaliações de diferentes indivíduos sobre os custos e benefícios da apresentação de itens específicos de informações financeiras variam. Nesse caso, procura-se: considerar custos e benefícios em relação ao relatório financeiro, de modo geral.
CEBRASPE (2022):
QUESTÃO ERRADA: As avaliações de custos e benefícios sempre justificam os mesmos requisitos de relatório para toda e qualquer entidade.