Formação de Unidades Naturais de Trabalho

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Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

Formação de unidades naturais de trabalho (Chiavenato, 2010): “A unidade natural de trabalho é o conjunto de partes funcionalmente especializadas que formam um processo, o qual permite uma noção integral do trabalho. A formas de unidades naturais de trabalho consiste em identificar diferentes tarefas, agrupa-las em módulos significativos e atribui-las a uma só pessoa. Isso produz significado e identidade com a tarefa, proporcionando no ocupante do cargo um sentimento de propriedade em relação ao que faz.” E quanto ao conceito de Tarefas combinadas, (Chiavenato, 2010): “Para aumentar a variedade e a identidade com a tarefa, deve-se combinar e juntar várias tarefas agregadas em uma só tarefa. O desenho clássico se caracterizava por dividir e fragmentar o trabalho em tarefas especializadas menores. Agora, a tendência e reunir essas partes divididas em módulos maiores de trabalho integrados. “

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Em um órgão público, uma gerente lidera uma equipe de seis funcionários que lidam com atendimento ao público. A gerente percebe que o grupo está desmotivado e vem trabalhando de forma desinteressada. Uma pesquisa recente realizada pela área de recursos humanos mostrou que os funcionários da equipe consideram que seu trabalho é muito repetitivo e que não têm autonomia para realizá-lo, apesar de já contarem com muito tempo de experiência. A gerente gostaria de efetuar mudanças nos cargos e atribuições da equipe que permitissem estimular a motivação dos funcionários. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar, de acordo com as teorias de motivação: combinação de tarefas e expansão vertical das tarefas;

TRABALHO MUITO REPETITIVO = COMBINAÇÃO DE TAREFAS FALTA DE AUTONOMIA = EXPANSÃO VERTICAL DAS TAREFAS

QUESTÃO CERTA: Um gerente recebeu os seguintes resultados de uma pesquisa sobre percepções e expectativas no trabalho realizada junto a sua equipe: a equipe está desmotivada; os membros da equipe consideram que têm autonomia para realizar o trabalho; os membros da equipe percebem que o trabalho não requer o uso de habilidades variadas e consideram que seu trabalho é pouco relevante para a empresa. O gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos que permitissem estimular a motivação dos membros da equipe. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar: combinação de tarefas e formação de unidades naturais de trabalho.

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OS SEIS CONCEITOS IMPLEMENTADORES:

1) Tarefas combinadas:  Variedade.

2) Formação de unidades centrais de trabalho: Autonomia, significado da tarefa.

3) Relações diretas com o cliente/usuário: Percepção da responsabilidade pelos resultados

4) Carga vertical/ enriquecimento vertical: identidade com as tarefas

5) Abertura de canais de retroação: Retroação/feedback, conhecimento dos resultados

6) Criação de grupos autônomos: Transferência de trabalhos individuais para grupos interativos

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: “O comprometimento do grupo era baixo e eles se queixavam dos trabalhos repetitivos, conta Priscila, gerente de produto da empresa de bebidas Y (…). De acordo com a gestora, a excessiva divisão de tarefas realizadas por seus subordinados gerou o descontentamento de sua equipe, que se cansava ao realizar as mesmas atividades dia após dia”. Esse trecho, retirado do livro Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro, de Stephen Robbins et al., de 2010, demonstra como o desenho do trabalho e de suas funções pode desencadear comportamentos motivados ou desmotivados nas organizações. A partir desse texto, duas abordagens motivacionais que visam à solução de tal problema seriam: realizar rodízio de tarefas e o enriquecimento do trabalho.

O excesso de especialização de trabalho é maléfico.

Uma maneira de reduzir esse efeito negativo é utilizado o conceito de enriquecimento do trabalho (Hertzberg) que traz novos desafios aos empregados.

Se horizontal: Amplia o número de atividades ou variedade.

Se vertical: Atribui atividades mais complexas com mais responsabilidades.