Business Analysis Core Concept Model

0
455

O Business Analysis Core Concept Model (BACCM) é um framework conceitual para a análise de negócios. Ele é composto por seis Conceitos Fundamentais, relacionados através de um sistema conceitual dinâmico. Todos os conceitos são igualmente necessários; não existe um conceito principal e todos eles são definidos pelos outros conceitos básicos. Por causa disso, nenhum conceito pode ser totalmente compreendido até que todos os seis sejam assimilados.

-Mudança: O ato de transformação em resposta a uma necessidade. A mudança trabalha para melhorar o desempenho de uma organização, cujas melhorias são deliberadas e controladas pelas atividades da análise de negócios.

-Necessidade: Um problema ou uma oportunidade a ser tratada. As necessidades podem causar mudanças, pois motivam a ação das partes interessadas. As mudanças também podem gerar necessidades, pois podem retrair ou crescer o valor entregue pelas soluções existentes.

-Solução: Um modo específico de satisfazer uma ou mais necessidades num contexto. Uma solução satisfaz uma necessidade pela resolução de um problema apresentado pelas partes interessadas ou faz com que as partes interessadas tirem vantagem de uma oportunidade.

-Stakeholders: Um grupo ou indivíduo que possui uma relação com a mudança, necessidade ou solução. As partes interessadas são frequentemente definidas em termos de interesse, impacto e influência sobre a mudança. As partes interessadas são agrupadas com base nas relações que apresentam com suas necessidades, mudanças e soluções.

-Valor: O valor, importância ou utilidade de alguma coisa para uma parte interessada num determinado contexto. Valor pode ser visto como retornos, ganhos e melhorias potenciais ou realizadas. Também é possível ter um decréscimo de valor na forma de perdas, riscos e custos. Valor pode ser tangível ou intangível. O valor tangível é diretamente mensurável. Este valor frequentemente tem um componente monetário significativo. O valor intangível é medido indiretamente. Este valor frequentemente tem um componente motivacional significativo, tal como a reputação da empresa ou o moral dos empregados. Em alguns casos, o valor pode ser abordado em termos absolutos, mas, em muitos casos, ele é abordado em termos relativos: uma opção de solução é mais valiosa que uma outra, da perspectiva de um dado conjunto de partes interessadas.

Advertisement

-Contexto: As circunstâncias que influenciam também são influenciadas, e proveem compreensão da mudança. Mudanças ocorrem dentro de um contexto. O contexto é tudo o que for relevante para a mudança que está dentro do ambiente. Contexto pode incluir atitudes, comportamentos, crenças, competidores, cultura, demografia, objetivos, governos, infraestrutura, idiomas, perdas, processos, produtos, projetos, vendas, temporadas, terminologia, tecnologia, tempo, e qualquer outro elemento que atenda a esta definição.

Fonte: https://medium.com/@brbernardo/a-ess%C3%AAncia-da-an%C3%A1lise-de-neg%C3%B3cios-parte-3-21037eb5875b

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CORRETA: O conceito essencial (ou core concept) do modelo de análise de negócios é formado por seis componentes: mudança, necessidade, solução, contexto, stakeholder e valor.