Análise de Estratificação Em Gestão da Qualidade

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Na Administração, existe uma técnica chamada análise de estratificação (ou simplesmente estratificação) que é utilizada no âmbito da gestão de qualidade. É uma técnica estatística muito útil. Vejamos algumas questões que cobram este tópico.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: Ao realizar levantamento sobre o desenvolvimento de um processo, um analista de processo separa os dados em categorias, a fim de direcionar a ação corretiva para as categorias problemáticas. Este processo é denominado estatística de estratificação.

FGV (2020):

QUESTÃO CERTA: Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana. Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria: estratificação.

Estratificação: Permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema. Como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc.

Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/estratificacao/

A estratificação é a ferramenta mais adequada para separação de dados e informações. Isso contribui para a identificação de faltas e compreender melhor a situação apresentada. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

Fonte: Prof. Qconcursos

CESGRANRIO (2010):

QUESTÃO CERTA: A ferramenta de controle de qualidade utilizada para se separar um conjunto de dados de modo a perceber que existe um padrão, a fim de detectar um problema e identificar suas causas, é a (o): estratificação.

Estratificar é agrupar elementos com as mesmas características, ou seja, itens iguais ou muito semelhantes, tendo causas e/ou soluções comuns. O objetivo é encontrar padrões que auxiliem na compreensão dos mecanismos causais e variações de um processo.

Fonte: https://www.escolaedti.com.br/conheca-as-principais-ferramentas-da-qualidade-estratificacao#:~:text=Receber%20material-,Estratifica%C3%A7%C3%A3o,e%20varia%C3%A7%C3%B5es%20de%20um%20processo.

FCC (2015):

QUESTÃO CERTA: Estratificação consiste no desdobramento de dados, a partir de um levantamento ocorrido, em categorias e/ou grupos para direcionar ações corretivas.

Quadrix (2013):

QUESTÃO CERTA: Para a construção de um Gráfico de Pareto (utilizado no ambiente empresarial) é preciso seguir os seguintes passos: projetar a coleta de dados; coletar os dados; tabelamento e cálculo do percentual; e o gráfico de pareto. O planejamento da coleta de dados auxilia a definir o que irá ser medido, de forma que se possam obter as informações adequadas para a análise de Pareto, priorizando assim o tratamento para os problemas. O período da coleta que deve informar o tempo e a periodicidade da coleta é fundamental para o sucesso da análise. Quando já se tem noção de quais são os tipos de problemas, pode-se planejar o início da estratificação que: Consiste no agrupamento das informações (dados) sob vários pontos de vista, de modo a determinar o tipo de ação a ser tomada. O agrupamento da informação é feito com base em fatores apropriados que são conhecidos como fatores de estratificação.

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Banca própria UFMT (2019):

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta somente ferramentas para o controle estatístico da qualidade: Folha de verificação, Estratificação, Diagramação de Pareto.

FCC (2016):

QUESTÃO CERTA: Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a vários instrumentos da qualidade e seus objetivos.

I. Diagrama espinha-de-peixe.

II. Análise de estratificação.

III. Gráfico de controle.

a. Representar graficamente as mudanças sofridas no tempo por um determinado processo.

b. Enquadrar um problema ou um fenômeno de maneira mais analítica.

c. Constatar um efeito e buscar suas causas.

A correlação correta dos dois agrupamentos é: I- c; II- b; III- a.