Última Atualização 8 de janeiro de 2021
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. É a forma como uma empresa ou órgão público divide o trabalho e as responsabilidades, além da maneira como coordena todos os esforços realizados. Seria, portanto, o arranjo de todos os elementos de uma instituição. Ela se divide em (Desenho Industrial das Organizações):
– Estrutura LINEAR OU CLÁSSICA (OU PIRAMIDAL)
– Estrutura FUNCIONAL OU POR FUNÇÕES;
– Estrutura LINEAR-STAFF; (linha e assessoria)
– Estrutura DIVISIONAL; (colegiada), pois a estrutura possui órgãos/departamentos autônomos/autossuficientes/independentes.
– Estrutura MATRICIAL;
– Estrutura EM REDE; (new)
QUESTÃO CERTA: Os tipos de estruturas organizacionais mais usuais são: clássica ou linear; funcional; linha e assessoria; comissional ou colegiada; matricial.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO : Modo encontrado para alocar pessoas, tarefas e atividades, com o objetivo de melhorar a coordenação de esforço. Busca-se adotar o critério da homogeneidade. A função da departamentalização é dar EFICIÊNCIA à estrutura organizacional. Ela faz parte de um dos elementos básicos da estrutura organizacional e se divide em:
· Departamentalização FUNCIONAL OU POR FUNÇÕES;
· Departamentalização POR PRODUTO;
· Departamentalização POR CLIENTE;
· Departamentalização GEOGRÁFICA;
· Departamentalização POR PROCESSO;
· Departamentalização POR PROJETOS;
QUESTÃO ERRADA: A principal variável que afeta o tipo e o modelo de estrutura de uma empresa é a natureza da sua atividade, isto é, o produto ou o serviço que é produzido.
Negativo. O tipo de estrutura é influenciado por diversos outros aspectos importantes, como o tamanho da organização, sua estratégia, a tecnologia envolvida no seu ramo de atuação, em como o ambiente em que esta instituição está inserida. Uma organização imensa, com atuação em diversos países, provavelmente não adotará uma estrutura funcional, pois esta não é a ideal nestes tipos de organização com tamanho muito grande. Já por outro lado, uma construtora de edifícios não deve adotar uma estrutura em rede, pois este modelo não seria também o adequado aos seus projetos. O mais adequado nestes casos seria uma estrutura matricial. O gabarito é questão errada.