Última Atualização 16 de fevereiro de 2022
CEBRASPE (2016):
QUESTÃO ERRADA: Em ambientes organizacionais, delegar limita-se a repassar responsabilidades a empregado hierarquicamente subordinado.
Delegar é repassar atribuições, porém deve haver certa margem de flexibilidade para iniciativas próprias.
Quadrix (2019):
QUESTÃO CERTA: A delegação é um dos princípios da direção. O ato de delegar tarefas é prerrogativa de uma autoridade, que, entretanto, não compreende sua responsabilidade.
A delegação é um dos princípios da direção (certo). O ato de delegar tarefas é prerrogativa de uma autoridade (certo), que, entretanto, não compreende sua responsabilidade, OU SEJA, NÃO COMPREENDE TRANSFERENCIA DA RESPONSABILIDADE POIS ELA CONTINUA SENDO DA AUTORIDADE, TRANSFERE SOMENTE A EXECUÇÃO.
Quadrix (2019):
QUESTÃO ERRADA: No processo de delegação, a autoridade é m antida na instância decisória que promoveu a delegação, enquanto a responsabilidade é transferida para as instâncias subordinadas.
A responsabilidade não é transferida. O que são transferidas são as atribuições.
CEBRASPE (2008):
QUESTÃO ERRADA: Considere que determinado administrador de uma universidade, em virtude do acúmulo de atribuições, transferiu, temporariamente, para um subordinado competente, uma série de atribuições suas. Tem-se nessa situação um exemplo de descentralização.
Negativo. Delegação. Lembre-se: transferir atribuições é expressão da delegação. A descentralização tem mais a ver com transferência da instância do poder de decisão.