Última Atualização 8 de janeiro de 2021
Três modelos ou Perspectivas de Comunicação Organizacional:
1) Tradicional: O modelo tradicional é assim chamado por ser o mais antigo dos três. A comunicação organizacional nessa perspectiva é tida como uma atividade cujo comportamento pode ser medido , padronizado e classificado. Há uma relação entre processo comunicacional e eficiência organizacional.
2) Interpretativo: Entende as organizações como culturas. Nessa perspectiva, a organização é um fenômeno subjetivo, isto é, a ação social somente é possível quando as pessoas podem compartilhar significados subjetivos.
3) Crítico: Aborda a organização como instrumento de opressão. Voltam sua atenção para as classes organizacionais oprimidas: trabalhadores, mulheres, minorias e outros grupos identificados como classes oprimidas). Mesmo admitindo o risco de simplificação, é possível afirmar que os pesquisadores dessa perspectiva estão preocupados simultaneamente com a estrutura social e o processo simbólico. A opressão organizacional não reside apenas na estrutura social ou no processo simbólico. A opressão está na relação entre a estrutura social e o processo simbólico. A comunicação nessa perspectiva é tida como instrumento de dominação
QUESTÃO ERRADA: O modelo interpretativo de comunicação relaciona-se à eficiência organizacional e baseia-se no princípio de que a realidade é criada e mantida por meio da interação entre os indivíduos.
Negativo. Esse é o modelo tradicional.
QUESTÃO CERTA: No modelo crítico, a comunicação é considerada em sua dimensão de dominação e cooptação dos trabalhadores.