Hierarquia e Barreira na Comunicação

0
330

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Assinale a prática administrativa para a construção de vantagem competitiva através de pessoas, que proporciona como resultado uma melhor comunicação na empresa: Redução de diferenças de status.

O primeiro cuidado a ser tomado numa comunicação consiste em procurar saber com quem se fala. Isso porque a formação profissional, o status, o nível de linguagem, os conhecimentos e os interesses do receptor influenciam o entendimento da mensagem que lhe é dirigida.

As barreiras que dificultam a comunicação:

  • Falta de entrosamento / envolvimento;
  • Filtragem, Percepção seletiva;
  • Falta de clareza de objetivos;
  • Hábitos de locução / Linguagem;
  • Preconceitos;
  • Diferença de status;
  • Sobrecarga nas comunicações;
  • Falta de credibilidade da fonte.

QUESTÃO CERTA: A comunicação é fundamental nas organizações e nos grupos. É importante saber ouvir e interpretar corretamente a mensagem, pois isso significa estar aberto para ouvir a outra pessoa sem preconceitos, além de saber transmitir a mensagem, de modo que ela seja adequadamente interpretada por quem a recebe.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA: O jargão, quando reconhecido pelas partes, torna a comunicação entre elas mais eficaz.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: A respeito dos princípios para uma comunicação eficaz (clareza, coerência, adequação, oportunidade, atualidade, distribuição, adaptação, uniformidade, interesse e aceitação

Advertisement
), leia o texto a seguir.

A ____________ melhora o emprego e o entendimento da linguagem, enfatizando que o grau de compreensão é mais importante que a facilidade de leitura. Além disso, as mensagens devem ter ________________ para estarem de acordo com a realidade e as metas da instituição ou da atividade a ser executada. O objetivo da comunicação é fazer chegar a informação ao destino certo, por isso deve-se considerar sua _______________, uma vez que uma mensagem é mais bem transmitida quando levada diretamente da fonte ao destino, passando por todos os canais existentes na hierarquia.

Adaptado de REDFIELD, C. E. Comunicações administrativas.

Rio de Janeiro: FGV, 1985, pp.29-35.

Assinale a opção que indica os princípios que preenchem corretamente as lacunas do texto: clareza – coerência – distribuição.