Última Atualização 16 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: No intuito de melhorar a comunicação interpessoal e intergrupal numa organização de grande porte deve-se: estimular os fluxos horizontais de comunicação informal e oral entre todos os funcionários em torno de metas e projetos.
Para melhorar a comunicação interpessoal (entre pessoas) e intergrupal (entre grupos) é necessária a estimulação dos fluxos horizontais, pois, assim há uma estimulação comunicativa entre todos os funcionários.
Não é aperfeiçoar os fluxos descendentes – porque, seria aperfeiçoar a relação entre Superior e Subordinado, o que não melhoraria a comunicação interpessoal/ intergrupal. O mesmo aplica-se aos fluxos ascendentes (Subordinado e Superior).
QUESTÃO ERRADA: Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.
QUESTÃO ERRADA: Em uma organização, as comunicações informais não influenciam os resultados organizacionais e o gestor dessa organização deve acompanhar e prever apenas o fluxo das comunicações formais.
QUESTÃO ERRADA: No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue o item subsequente. Nos ambientes organizacionais, a comunicação é realizada de maneira padronizada e, por isso, a abordagem para alcançar determinado objetivo será sempre uniforme.
QUESTÃO ERRADA: A definição dos padrões do fluxo de comunicação de uma empresa independe do tipo de estrutura organizacional adotada.
A direção do fluxo de comunicação pode movimentar-se de forma ascendente e descendente, seguindo um padrão de hierarquia, ou pode mover-se em um mesmo nível, ocorrendo entre pessoas que ocupam uma mesma posição na organização.
A comunicação circular é mais presente nas empresas de porte pequeno e extremamente informais, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
Na estrutura formal, a comunicação é basicamente vertical, onde os funcionários respondem aos chefes diretos.
Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis) onde a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações que se dá em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos.
QUESTÃO ERRADA: No sistema formal da comunicação organizacional do tipo “todos os canais”, os membros se comunicam ativamente uns com os outros e há um líder forte que age como condutor central do processo.
Nesta rede de comunicação, conhecida, também, como “completamente conectada”, os membros se comunicam uns com os outros e todos os membros têm liberdade para contribuir. Nesse caso, ninguém assume o papel de líder, nem de uma pessoa que centralize o processo de comunicação.
QUESTÃO ERRADA: O compartilhamento de informações em estrutura de rede descentralizada, com livre fluxo de comunicação em todas as direções, é recomendável para equipes que executam tarefas rotineiras e de baixa complexidade.
Sendo a tarefa rotineira e de baixa complexidade, o rápido compartilhamento de informações tal como descrito só irá gerar perda de tempo, reduzindo a eficiência do processo.
O compartilhamento de informações em estrutura de rede descentralizada, com livre fluxo de comunicação em todas as direções, é recomendável para equipes que executam tarefas desafiadoras e de alta complexidade.
QUESTÃO ERRADA: Em organizações descentralizadas, o fluxo de tomada de decisões direciona-se do topo para a base.
Em organizações centralizadas, o fluxo de tomada de decisões direciona-se do topo para a base.
Em organizações descentralizadas, o fluxo de tomada de decisões direciona-se da base para o topo.
QUESTÃO CERTA: Situação hipotética: A direção de uma empresa divulgou circular normativa sobre estratégias de mercado para alavancar as vendas, e a equipe de vendedores realizou reuniões entre os integrantes para debater as ações e compartilhar sentimentos relativos à circular. Assertiva: Nessa situação, fica constatada a existência de comunicação formal por meio da circular normativa e a comunicação informal originada nos debates da equipe.