Última Atualização 9 de fevereiro de 2022
QUESTÃO CERTA: Empresas inovadoras utilizam o Balanced Scorecard como a estrutura organizacional básica dos seus processos gerenciais.
Kaplan e Norton (1996) definem quatro processos gerenciais para implementação do BSC:
O processo de tradução da visão ajuda a construir um consenso em torno da visão e da estratégia da organização. Os autores advertem que devem ser evitadas declarações vagas como “o melhor da classe”, pois o processo deve conduzir a definição das medidas de desempenho. O resultado deste processo é a tradução da estratégia em termos operacionais, ou seja, o desenho dos mapas estratégicos, BSCs.
O processo de comunicação e ligação – consiste em comunicar a estratégia no sentido vertical e horizontal da estrutura, ligando os objetivos departamentais aos individuais. Deve-se evitar que os objetivos individuais priorizem as metas de curto prazo, alinhando-os à estratégia da organização.
Este processo também consiste em identificar os processos-chave e desenvolver medidas de desempenho para estes processos.
O processo de planejamento do negócio consiste em alocar os recursos e definir as prioridades de acordo com as metas estratégicas.
O processo de feedback e aprendizado visa dar à organização a capacidade de aprendizado estratégico, ou seja, fazer da gestão estratégica um processo contínuo. Com o BSC, uma organização pode monitorar seus resultados de curto prazo nas quatro perspectivas, permitindo a modificação das estratégias em curso e refletindo o aprendizado organizacional.
Esses quatro processos refletem uma sequência iterativa de ações. Para chegar a um sistema gerencialmente estabilizado, segundo o exemplo apresentado por Kaplan e Norton (1996), talvez seja preciso cerca de trinta meses, sendo que a organização pode percorrer esses quatro processos duas ou três vezes.
QUESTÃO CERTA: De acordo com os aprimoradores do conceito de Balanced Scorecard – BSC, são definidos quatro processos gerenciais para sua implementação EXCETO: Especificação de requisitos de negócio.
Processo gerencial: é o processo ligado à estratégia e utilizado na tomada de decisões, no estabelecimento de metas, na coordenação dos demais processos e na avaliação dos resultados.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: A gestão por processos é um recurso gerencial que permite alcançar patamares desejados de desempenho e maturidade organizacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a (s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
(V) Os processos podem ser classificados em gerenciais, operacionais e de apoio.
(F) Os fluxos de atividades são decorrentes dos macroprocessos e possuem níveis de detalhamento menor.
(V) Cadeia de valor é um conjunto de atividades econômicas inter-relacionadas que criam valor para o cliente. A sequência correta é: V, F, V.