Última Atualização 17 de fevereiro de 2022
Financeira
– Criação de valor para os acionistas
– Crescimento de Receita
– Produtividade
– Técnica tradicional;
Cliente
– Satisfação, retenção, captação e lucratividade dos clientes
– Relacionamento com o consumidor
– Traduzir em indicadores aquilo que é importante para seus clientes
– Agregar valor para os clientes
Processos Internos
– Processos críticos para a organização
– Processos que devem servir de base para as demais perspectivas
– Essência operacional da organização
Aprendizagem e Crescimento
– Capital humano
– Capital em informação
Capital organizacional (ativos intangíveis);
– Capacidade de aprender da organização
– Se relaciona com os indicadores de melhoria contínua na organização.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: A ferramenta de medição e gestão de desempenho, que se baseia na utilização de diversos tipos de indicadores, sob diferentes perspectivas, é: o balanced scorecard.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Os dirigentes de uma instituição de saúde buscam uma ferramenta de gestão, focada no equilíbrio organizacional e que considerasse aspectos relacionados às finanças, aos clientes, aos processos internos e ao crescimento. De acordo com as características apresentadas, a ferramenta mais adequada é o: balanced scorecard (BSC).
CEBRASPE (2010):
QUESTÃO CERTA: O balance scorecard engloba perspectivas do cliente, inovação e aprendizagem organizacional, processos internos e desempenho financeiro.
QUESTÃO ERRADA: Na metodologia BSC (balanced scorecard), os objetivos estratégicos que representam proposição de valores aos clientes são descritos na perspectiva aprendizado e crescimento, englobando aspectos relativos à evolução da organização no mercado.
QUESTÃO CERTA: Um órgão público cujo planejamento estratégico é estruturado de acordo com o BSC (balanced scorecard) definiu os seguintes objetivos estratégicos: desenvolver competências de liderança e inovar em tecnologia da informação. Os referidos objetivos estão inseridos: na perspectiva de aprendizado e crescimento.
QUESTÃO ERRADA: O balanced scorecard é uma ferramenta estratégica utilizada na análise das seguintes dimensões associadas ao desempenho empresarial: perspectiva dos clientes, perspectiva dos processos internos, perspectiva dos trabalhadores e perspectiva do desempenho financeiro.
QUESTÃO ERRADA: O balanced scorecard (BSC) possibilita que a estratégia de uma organização seja mapeada, gerando, assim, objetivos estratégicos distribuídos em quatro perspectivas: financeira, concorrentes, clientes e fornecedores.
QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard − BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica que prioriza o equilíbrio organizacional a partir das perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos, do aprendizado e do crescimento.
QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia comumente utilizada pelas organizações para a implementação de seu planejamento estratégico e possui, como uma de suas principais características: o equilíbrio entre diferentes perspectivas, incluindo a dos clientes.
QUESTÃO CERTA: O método de administração, focado no equilíbrio organizacional e que se baseia nas perspectivas básicas finanças, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento organizacional é denominado: balanced scorecard.
QUESTÃO CERTA: O Balanced Score Card − BSC pode ser utilizado como modelo de gestão estratégica, assim como mecanismo para implementação da estratégia da entidade, bem assim como sistema de avaliação de desempenho organizacional. Nesse contexto, o BSC prioriza o equilíbrio organizacional, a partir de diferentes perspectivas, a saber: financeira; do cliente; dos processos internos; do aprendizado e crescimento.
QUESTÃO CERTA: Na elaboração de um mapa estratégico em que seja utilizado o modelo clássico proposto pelos criadores do balanced scorecard, deve-se encontrar, na base do mapa, quando do estabelecimento da relação de causa e efeito, a perspectiva: inovação e aprendizado.
Tem-se que: primeiro eu invisto em Inovação e Aprendizado; para ter Processos Internos de qualidade; para fidelizar os meus clientes e obter resultado Financeiro
QUESTÃO CERTA: Considere que a Prefeitura de Picos − PI deseja implantar uma ferramenta de gestão da qualidade, na Administração Municipal. Deseja um modelo que seja capaz de monitorar seu desempenho administrativo, dentro do escopo mais amplo do planejamento estratégico. Quer que esse sistema de medição de desempenho vá além das medidas contábeis e financeiras tradicionais, contemplando, também, as perspectivas do público, dos processos internos, do aprendizado e do crescimento, relacionando-as através de uma relação de causa e efeito. A ferramenta que melhor contempla as necessidades da Prefeitura de Picos, nessa situação hipotética, é: o Balanced Scorecard.
QUESTÃO CERTA: As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a utilização da metodologia BSC, as competências dos profissionais de uma instituição fazem parte dos ativos intangíveis e são classificadas na perspectiva interna.
QUESTÃO CERTA: Criado por Robert Kaplan e David Norton, a partir de um projeto de pesquisa realizado com 12 empresas, o Balanced Score Card (BSC) permite a medição do desempenho das equipes por meio de indicadores que ajudam os gestores a visualizarem a empresa sob várias perspectivas de forma integrada. De acordo com os autores, a complexidade do cenário atual exige que os gestores tenham condições de visualizar o desempenho da organização de forma sistêmica em 4 pers- pectivas que fornecem quatro (4) questões básicas. A questão: “Em que devemos ser excelentes?” está contida na perspectiva: interna.
QUESTÃO ERRADA: Utilizando-se a metodologia BSC, o objetivo estratégico de uma empresa que estabeleça “Ser o principal agente de saúde da classe C” deve ser representando na perspectiva financeira.
Negativo. Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores no futuro.
QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard- BSC é uma metodologia que prioriza o equilíbrio organizacional a partir das perspectivas:
I. financeira.
II. dos processos internos.
III. dos clientes.
IV. do aprendizado e crescimento.
V. dos fatores exógenos.
Está correto o que se afirma APENAS em: I,II,III e IV.
QUESTÃO CERTA: A respeito do modelo de planejamento Balance Scorecard (BSC), é correto afirmar que: as perspectivas, ou dimensões, adotadas nesse modelo variam de organização para organização e são fruto de uma escolha baseada em um processo de reflexão que identifique o que é coerente à organização e a seu contexto.
QUESTÃO CERTA: O sistema de informação de gestão BSC – balanced scorecard –, que prioriza o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, é aplicável a programas públicos de acordo com indicadores de desempenho, financeiros ou não, e com variáveis de controle de metas, para definição de mapa estratégico, visando: ao desempenho dos pontos de vista financeiro, de clientela, de processos internos e de aprendizado/inovação que geram relações de causa e efeito.
QUESTÃO ERRADA: O BSC é fundamentado em quatros perspectivas: a do aprendizado e crescimento, a financeira, a do cliente e a dos processos internos. Qualidade, rentabilidade, retenção e satisfação são, respectivamente, objetivos estratégicos do tipo lagging indicators dessas perspectivas.
Leading – Processos Internos / Aprendizado e Crescimento
Lagging – Financeira e Clientes
Questão se tornou errada quando inseriu Qualidade (Processos Internos) como Lagging.
QUESTÃO CERTA: Os lead indicators são indicadores de desempenho que determinam quão bem os negócios estejam sendo executados para permitir que os objetivos sejam atingidos. Além disso, no balanced scorecard, esses indicadores são chamados também de direcionadores de desempenho.
QUESTÃO CERTA: As organizações que utilizam como metodologia de planejamento estratégico o BSC (balanced scorecard) devem contar com o envolvimento ativo da equipe executiva, para que as mudanças ocorram e a estratégia seja implementada com vistas ao alcance dos melhores desempenhos. O pressuposto abordado no texto anterior está de acordo com o princípio de: mobilizar a mudança por meio da liderança educadora.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO CERTA: No BSC, cada perspectiva é formada por um conjunto de objetivos e o alcance dos objetivos de uma perspectiva ajuda a impulsionar a próxima perspectiva imediatamente acima.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: Um administrador está buscando uma ferramenta de medição de desempenho que não tenha, como foco exclusivo, indicadores financeiros. Analisando outras perspectivas, é adequado o uso do: balanced scorecard.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard (BSC) surgiu como reação às críticas aos modelos estratégicos utilizados em determinado período, argumentando que esses modelos eram frágeis. Assinale a opção que apresenta uma razão para a fragilidade desses modelos: Estavam limitados aos indicadores financeiros.