Balanced Scorecard e Aprendizado e Crescimento

0
480

Última Atualização 22 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: Situação hipotética: Na elaboração do planejamento estratégico de um órgão público que utiliza a metodologia BSC (balanced scorecard), definiu-se o objetivo estratégico “desenvolver competências de liderança”. Assertiva: Nessa metodologia, o referido objetivo deve ser classificado na perspectiva interna.

Negativo. Perspectiva do aprendizado.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: Na metodologia BSC, os objetivos estratégicos relativos ao capital da informação, ao capital organizacional e ao capital humano são descritos na perspectiva interna da organização.

Não. Perspectiva do aprendizado.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: Na metodologia BSC (balanced scorecard), objetivos estratégicos que se correlacionam com gestão de pessoas e conhecimentos em tecnologia da informação estão contemplados na perspectiva interna do mapa estratégico.

JUSTIFICATIVA CEBRASPE:São 4 perspectivas distintas que existem em um mapa estratégico: 1 – Financeira, 2 – Mercadológica, 3 – Processos internos ou interna, 4 – Aprendizado e Crescimento. Na metodologia BSC, a perspectiva interna ou de processos internos cria e cumpre a proposição de agregar valor para os clientes. Trata-se de processos internos. A perspectiva de aprendizado e crescimento descreve como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia e são considerados como suporte à organização. Portanto, a afirmativa está errada por se tratar de objetivos que integram a perspectiva de aprendizado e crescimento

Complementando: Segundo Kaplan e Norton (1997), são objetivos da perspectiva de aprendizagem e crescimento: a) GERENCIAR A INOVAÇÃO DE PRODUTOS E NEGÓCIOS (conhecimentos em TI) e b) CONTRATAR E MANTER PESSOAS HABILITADAS E MOTIVADAS (gestão de pessoas).

Advertisement

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: No balanced scorecard, aspectos como liderança e capital da informação são tratados na perspectiva de aprendizado e crescimento.

Dentre as perspectivas do Balanced Scorecard, encontra-se a de aprendizagem e crescimento.

Três variáveis são características desta perspectiva, sendo elas a de Capital Humano, relacionado a pessoas, Capital de informação, relacionado aos sistemas, e capital organizacional relacionado aos procedimentos organizacionais. Neste, engloba aspectos como motivação, liderança, trabalho em equipe, etc.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: No contexto da gestão estratégica de pessoas, a perspectiva “aprendizado e crescimento” da ferramenta Balanced Scorecard direciona o desenvolvimento das capacidades profissionais para o alcance dos objetivos organizacionais, sendo seus princípios norteadores: as capacidades dos colaboradores; a funcionalidade dos sistemas de informação; o alinhamento com o negócio; a motivação e o empowerment.

Segundo Chiavenato, A perspectiva de aprendizagem/crescimento “considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins de investimento no futuro.”

Fonte: Administração Geral e Pública, 3ªedição, Idalberto Chiavenato, pág. 284.